Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Árvores anciãs são essenciais para a resiliência de florestas, diz estudo

Pesquisa identificou que indivíduos mais antigos contribuem com a diversidade genética e a capacidade de adaptação à mudança do clima

Por Jennifer Ann Thomas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 2 fev 2022, 16h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Árvores históricas, que estão vivas há centenas de anos, são extremamente importantes para sustentar as habilidades de populações inteiras de adaptação à mudança do clima. A pesquisa foi realizada por cientistas da instituição Morton Arboretum, nos Estados Unidos, da Universidade de Tuscia, na Itália, e da Universidade de Barcelona, na Espanha.

    Essas árvores costumam ser dez a vinte vezes mais velhas do que as comuns em uma floresta e representam menos de 1% de uma população. Por causa da idade avançada, as senhoras do bosque conseguem mudar radicalmente a diversidade genética e a composição de outras ao redor. O estudo identificou que essas árvores contribuem com propriedades evolucionárias das florestas, que são vitais para a sobrevivência no longo prazo.

    De acordo com o diretor do Morton Arboretum, Chuck Cannon, e pesquisador envolvido no estudo, os cientistas analisaram padrões demográficos que se formaram em florestas antigas ao longo de milhares de anos. “Uma pequena proporção de árvores surge como ‘ganhadoras da loteria’, quando alcançam idades tão avançadas que fazem pontes com ciclos ambientais de séculos”, disse Cannon.

    “Nos nossos modelos, essas árvores raras e antigas provam que são vitais para uma capacidade de adaptação de longo prazo de uma floresta, o que amplia substancialmente a extensão temporal da diversidade genética geral da população”, explicou.

    Segundo os autores, as árvores antigas sobreviveram a inúmeras mudanças ambientais ao longo de centenas ou milhares de anos. Essa resiliência genética é passada para a floresta. Além disso, elas prestam serviços inestimáveis ao ecossistema ao fornecerem um habitat para espécies ameaçadas e sequestram uma quantidade desproporcional de carbono em comparação com as árvores maduras tradicionais.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.