Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Cientistas usam painéis solares para absorver vapor e plantar no deserto

Solução usa energia limpa para condensar água e é uma alternativa para locais remotos, como ilhas oceânicas e desertos

Por Jennifer Ann Thomas Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 mar 2022, 15h58

Nos próximos 30 anos, a população mundial deve aumentar em 2 bilhões de pessoas, o que resultará em 9,7 bilhões de habitantes no planeta até 2050. Consequentemente, a produção de alimentos terá que acompanhar o ritmo para suprir as novas demandas.

Um grupo de cientistas da Arábia Saudita criou um sistema movido a energia solar que cultivou espinafre com água extraída do ar, durante a produção de eletricidade, em uma região árida.

O projeto demonstrou o uso de uma estratégia sustentável, de baixo custo e que fortalece a segurança alimentar e hídrica para as populações que vivem em regiões de clima seco.

De acordo com o autor principal do estudo e professor de ciência e engenharia ambiental na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), Peng Wang, “uma parte da população mundial ainda não tem acesso a água potável ou energia verde, e muitos deles vivem em áreas rurais com clima árido ou semiárido”. Essas condições são comparáveis às do sertão brasileiro, por exemplo.

Para realizar o estudo, os cientistas usaram um sistema, chamado de WEC2P, composto por um painel solar fotovoltaico sobre uma camada de hidrogel, que foi montada em uma grande caixa metálica para condensar e coletar água.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores usaram o calor residual dos painéis solares ao gerar eletricidade para expulsar a água absorvida do hidrogel. A caixa de metal coletou o vapor e condensou o gás em água. Além disso, o hidrogel aumenta a eficiência dos painéis solares fotovoltaicos em até 9%, absorvendo o calor e diminuindo a temperatura dos painéis.

“Nosso projeto tira água do ar usando energia limpa que seria desperdiçada e que é adequada para fazendas descentralizadas e de pequena escala em lugares remotos, como desertos e ilhas oceânicas”, disse Wang.

A produção de espinafre foi feita da seguinte maneira: na Arábia Saudita, durante duas semanas em junho, quando o clima estava muito quente, os pesquisadores usaram a água coletada do ar para irrigar 60 sementes de espinafre plantadas em uma caixa plástica.

No total, cerca de 2 litros de água foram condensados ​​do hidrogel durante o período de duas semanas, e 57 das 60 sementes de espinafre brotaram e cresceram normalmente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.