Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Frente fria chega no fim do outono no Brasil e deve piorar situação no RS

Especialistas também esperam pelo fenômeno La Niña, que deve esfriar as temperaturas globais a partir de julho

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 25 Maio 2024, 20h57 - Publicado em 25 Maio 2024, 20h13

A massa de ar frio que começou a se descolocar na sexta-feira, 24, se espalha pelo país neste fim de semana, derrubando pela primeira vez no ano as temperaturas, apesar de o outono já estar no fim. Os ventos frios chegaram ao Sudeste, mas já atingem parte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deu alerta amarelo, que significa perigo potencial de chuvas intensas em boa parte do país, inclusive no Norte, nos estados da Paraíba e Ceará. As chuvas aumentam a sensação e frio, que deve se estender ao longo da semana que vem.

Trata-se de massa polar mais intensa no ano. Para piorar a situação dos gaúchos, que lidam com a tragédia do transbordamento dos rios, há previsão de geada na região e também no estado de Santa Catarina. Para o mês de junho, o Inmet espera chuvas acima da média ao norte da Região Norte, leste do Nordeste, além de áreas pontuais do maranhão, Piauí, Ceará. O tempo também deve ser chuvoso no Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Vale lembrar que esta é uma época seca.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) prevê a chegada do La Niña, fenômeno contrário ao El Niño — que começou a esquentar as águas do Oceano Pacífico em junho do ano passado, enlouquecendo o clima em todo o mundo e provocando ondas de calor extremo, inclusive no Brasil. Portanto, esse ano deverá ser mais frio que o ano passado, mas o La Niña só deve influenciar o tempo a partir de julho. O fenômeno fortalece os ventos alísios, massas de ar frio e úmido, que se deslocam para as regiões de baixa pressão atmosférica e pela Equador. É um fenômeno que acontece a cada 3 ou 5 anos, mas podem ocorrer em anos sucessivos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.