Onda de frio começa a chegar ao fim? O que diz a previsão do tempo para sexta-feira, 1º
Possibilidade de geada permanece em alguns estados
A sexta‑feira, dia 1º de agosto, marca o retorno gradual do aquecimento no Brasil, à medida que a massa de ar polar que dominou o fim de julho começa a se afastar. Ainda assim, as madrugadas seguem frias em boa parte do Sul e do Sudeste, com risco de geada em áreas elevadas e rurais. O restante do país segue sob tempo seco, com temperaturas mais amenas e pouca chance de chuva. Confira o cenário nacional:
Regiões mais afetadas
- Sul: as temperaturas já começam a subir em comparação aos dias anteriores, mas as primeiras horas do dia permanecem frias, com possibilidade de geadas localizadas nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A tendência de diminuição na intensidade das ondas de frio ocorre na medida em que o centro da massa polar se desloca para o mar, reduzindo ventanias e umidade;
- Sudeste: sobretudo no sul de São Paulo e nas regiões serranas de Minas Gerais, o clima ainda será frio ao amanhecer, com temperaturas que podem ficar bem abaixo da média para a estação. No litoral, o tempo deve ficar aberto e seco, favorecendo o aumento das máximas durante o dia;
- Centro‑Oeste, Norte e Nordeste: predomínio de sol, céu claro e poucas nuvens. As tardes serão marcadas por calor agradável, com máximas típicas de inverno — acima dos 20 °C.
Temperaturas mínimas e máximas em 10 capitais nesta sexta, 1º, segundo o Climatempo:
- Belo Horizonte (MG): 10 °C / 24 °C
- Brasília (DF): 12 °C / 28 °C
- Curitiba (PR): 8°C / 23 °C
- Florianópolis (SC): 10 °C / 21 °C
- Goiânia (GO): 18 °C / 31 °C
- Manaus (AM): 25 °C / 32 °C
- Porto Alegre (RS): 9°C / 22 °C
- Rio de Janeiro (RJ): 12 °C / 26 °C
- Salvador (BA): 21 °C / 26 °C
- São Paulo (SP): 10 °C / 24 °C
Riscos climáticos e orientações
- Geada localizada: ainda possível nas regiões elevadas do Sul e sudeste paulista, especialmente em áreas rurais.
- Fim da irrupção polar intensa: o ar frio perde força e se afasta, abrindo caminho para aquecimento progressivo nos próximos dias. O frio noturno ainda permanece, mas tende a ceder a partir do fim de semana.
- Céu claro e baixa umidade: nas regiões Norte/Nordeste e Centro‑Oeste, um período de tempo firme e seco segue firme, com risco reduzido de chuvas.
Tendência para os próximos dias
- A partir de sexta-feira, 1º de agosto, o ar polar se afasta, permitindo gradual elevação das temperaturas em grande parte do país. As mínimas noturnas começam a subir, com máximas retornando aos níveis típicos para a época do ano no Centro‑Oeste e Nordeste.
- A expectativa de tendência de aquecimento a partir do fim de semana, com subida gradativa das temperaturas mínimas e máximas até o domingo, 3, mantendo um padrão seco em boa parte do país.

