Croácia usa finalistas da Copa para impulsionar turismo no país
Conhecido pela guerra dos anos 90 e pelas belas praias e castelos, país é um dos mais ensolarados e baratos para quem busca uma opção diferente na Europa
Nada como chegar a uma final de Copa do Mundo pela primeira vez na história para colocar um país de pouco mais de 4,5 milhões de habitantes no radar do mundo inteiro.
Conhecida no cenário internacional pela guerra que durou entre 1991 a 1995 e deixou mais de 23 mil mortos, a Croácia decidiu capitalizar com o sucesso da seleção de Modric, Rakitic e cia na Rússia para promover o turismo no belíssimo país às margens do Adriático.
Para isso criou um vídeo de um minuto usando os astros da seleção que enfrenta a França neste domingo em Moscou no qual eles ressaltam algumas das atrações turísticas mais importantes do país e colocou no topo da página oficial de turismo da Croácia.
Modric convida a todos para ver o vídeo no qual Rakitic aparece fazendo um selfie diante do maravilhoso Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Mandzukic, herói da vitória contra a Inglaterra, promove a comida do país, entre outros.
A versão integral do vídeo promocional havia sido lançada no ano passado e contava com a aparição de diversas personalidades croatas, além dos jogadores de futebol, como pode ser visto no final deste post 😉
Se vai resultar em mais turistas no país ainda não dá para saber, mas o sucesso da ação de marketing já pode ser sentida na internet.
De acordo com o National Croatian Tourist Board o número de acessos à página no dia da vitória na semifinal contra os ingleses cresceu nada menos que 250% em relação à mesma data no ano passado.
“A vitória da Croácia foi um feito histórico e colocou nosso país no foco do mundo todo, o que é uma oportunidade excelente para outras atividades promocionais”, justificou Kristjan Stanicic, diretor do escritório de turismo croata.
“Justamente por isso resolvemos criar uma versão mais curta do nosso vídeo, usando apenas os jogadores de futebol e tivemos uma resposta incrível. A maioria dos visitantes na nossa página tem vindo de Itália, EUA, Rússia, Índia, Alemanha, Grã Bretanha, França, Polônia e Holanda”, completou.
Em dois dias, o vídeo, que chama as pessoas a visitarem a Croácia e comemorar com eles, já tinha mais de 160 mil vizualizações no YouTube.
Outras promoções no Facebook, no Twitter e no Instagram também buscam aproveitar o bom momento croata no futebol para chamar mais e mais visitantes ao país.
Mas afinal de contas, o que há de bom para ver na Croácia?
Muita coisa!
O país tem belíssimas praias, mais de mil ilhas, maravilhosos castelos e cidades encantadoras.
A Croácia, que fica encravada entre Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Montenegro, é também um dos lugares mais ensolarados da Europa.
Em maio e junho a média diária de sol é de 12 horas. Em julho e agosto sobe para 13 horas! Mais que na Provence, no sul da França, e em Corfu, na Grécia, para se ter uma ideia.
Outro atrativo são os bons preços. Mesmo nos locais mais turísticos é possível encontrar ótimas opções para comer, se divertir e se hospedar sem gastar uma fortuna.
Entre as cidades mais buscadas por turistas estão a capital, Zagreb, além de Dubrovnik, Split, Zadar, Pula e Novalja. Várias construções no país são consideradas patrimônios da humanidade pela Unesco.
Ah, e claro, para os fãs de Games of Trones, o país é cenário de várias das belas paisagens apresentadas na série.
O site JustDubrovnik fez até um mapa para facilitar a vida dos mais aficcionados, que reproduzo abaixo.
Independentemente de estar torcendo pela França ou pela Croácia neste domingo, razões não faltam para que você inclua o país na sua lista de desejos para as próximas férias 😉