Beto Richa confirma candidatura ao Senado a aliados próximos
Tucano avisou que deixa governo do Paraná em abril e deve apoiar sua vice, Cida Borghetti, nas eleições locais
O governador Beto Richa (PSDB) deve confirmar sua candidatura ao Senado nos próximos dias. Aos aliados mais próximos o tucano já deixou claro que deixa o governo em abril para disputar uma das vagas de senador em jogo. Em declarações à imprensa e nas conversas com lideranças políticas, o tucano vinha fazendo mistério sobre sua decisão, dizendo que pensava em cumprir o mandato até o final.
Ao mesmo tempo, o núcleo político do Palácio Iguaçu buscava costurar um acordo entre a vice-governadora Cida Borghetti (PP) e o deputado estadual e ex-secretário Ratinho Júnior (PSD). Uma ala do governo cogitava até mesmo incluir no arranjo o ex-senador Osmar Dias (PDT). O fim do carnaval foi dado como prazo informal para que a conversa avançasse.
Sem nenhuma sinalização de mudança por parte dos pré-candidatos, o Palácio Iguaçu entendeu que insistir em um consenso poderia acirrar ânimos dentro de uma base já dividida. Com a confirmação da candidatura, Richa passará o governo para Cida Borghetti, assumindo assim o apoio à vice. Ao mesmo tempo, o Palácio Iguaçu tentará manter uma relação amigável com Ratinho.