Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Acabou a farra: Lava Jato chega a Eike Batista

As histórias de megalomania e ambição que uniram o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-bilionário Eike Batista — um preso e o outro foragido

Por Leslie Leitão e Thiago Prado
27 jan 2017, 21h13

Reportagem de VEJA desta semana mostra como o longo braço da Lava Jato chegou a Eike Batista, o megaempreendedor caído em desgraça que, nos anos em que comandou um conglomerado bilionário, foi unha e carne com o governo, fosse qual fosse. Quando a PF bateu na sua porta na quinta-feira, já não estava no país – a suspeita é que queira ganhar tempo para negociar algum alívio em troca de uma delação-bomba. Embora tenha demorado a cair na rede das investigações, terá muito a contar sobre sua íntima ligação com os poderosos. Em maio, ele foi a Curitiba revelar voluntariamente – em nome do “espírito democrático” – que, atendendo a pedido do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, repassara para o PT 5 milhões de reais. Apostava que a boa vontade lhe renderia simpatias no Ministério Público. Após a prisão de Sérgio Cabral (PMDB), foi convocado a esclarecer como 1 milhão de reais seus tinha ido parar no escritório de advocacia de Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador. Esmerou-se em explicações e foi embora achando que tinha se saído muito bem. Não tinha. Os argumentos foram conferidos e constatou-se que eram falsos. A descoberta dos 16,5 milhões de dólares nas contas secretas de Cabral fechou o cerco. Enquanto o reino de fantasia durou, Eike esbanjou luxo e riqueza, obteve empréstimos bilionários de bancos estatais e conquistou trânsito livre nos bastidores do poder. Era enaltecido como o símbolo do Brasil que avançava para uma nova era — e adorava isso. Hoje é sombra do que foi. E vamos esquecer que um dia alguém disse que ele era a cara do Brasil que dá certo.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.