Na tarde desta segunda-feira, 26, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal (PF) prenda o jornalista Oswaldo Eustáquio e seu sócio, Bismark Fugazza, que comandam o canal “Hipócritas”, do Youtube. Segundo o ministro, os dois organizam e incitam atos golpistas para impedir que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tome posse no dia 1º de janeiro. Ambos ainda não foram encontrados pela PF.
O advogado de Eustáquio, Levi de Andrade, afirmou que o jornalista está na residência e foi aconselhado a não fugir ou resistir à ordem de prisão. “Ele estava preocupado, porque sabia que havia uma ‘sombra’ de possibilidade de prisão, tanto que passou um tempo dentro do Palácio Alvorada na companhia do presidente da República. Nem a esposa sabia que ele estava lá”, disse o advogado. Já Fugazza não teve a defesa localizada e seu paradeiro, segundo a PF, é desconhecido.
A determinação de Moraes se junta a outros quatro mandados de prisão expedidos contra Eustáquio, que chegou a ser preso pela PF em 2020, por envolvimento em atos antidemocráticos.