Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro chama Moraes de ‘ditador’ e pede ‘freio’ ao ministro do STF

Ex-presidente retomou o discurso antissistema em manifestação na Paulista, que também teve Silas Malafaia clamando pela 'prisão' do magistrado

Por Da Redação Atualizado em 7 set 2024, 21h55 - Publicado em 7 set 2024, 13h00

O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou à Avenida Paulista neste sábado para liderar uma manifestação que ganhou fôlego com o aumento das tensões entre a direita radical e o Supremo Tribunal Federal. O mote era o 7 de Setembro, mas duros ataques do bolsonarismo ao ministro Alexandre de Moraes deram o tom dos pronunciamentos.

Em um duro discurso contra Moraes, o ex-presidente chamou o ministro do STF de “ditador” e pediu que o Senado coloque um “freio” na atuação do magistrado. Bolsonaro disse ainda que o juiz “faz mais mal ao Brasil do que Lula”. O ex-capitão também retomou o discurso antissistema e afirmou que foi eleito em 2018 em uma “falha do sistema” e que o pleito de 2022, quando perdeu para Lula, não foi conduzido de forma imparcial pelo TSE, na época presidido por Moraes.

O ministro do Supremo também foi alvo em diversos outros discursos na manifestação. Organizador do ato, o pastor Silas Malafaia chegou a pedir a prisão do juiz, dizendo que seu lugar era “na cadeia”, enquanto o deputado federal Eduardo Bolsonaro chamou o magistrado de “psicopata”. Mais moderado, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, puxou coro de “Volta, Bolsonaro” e pediu anistia aos presos pelo 8 de Janeiro.

Candidatos em São Paulo

O prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes, que tem o apoio oficial de Jair Bolsonaro, teve participação discreta no ato. Ele chegou à manifestação ao lado de Bolsonaro e de Tarcísio e não discursou, por restrição legal. A candidata Marina Helena, do Novo, também compareceu. Já o coach Pablo Marçal, que disputa com Nunes os votos do bolsonarismo, chegou à Paulista já no fim da manifestação – e foi criticado por Silas Malafaia. Leia reportagem sobre a manifestação.

Continua após a publicidade

Confira como foi a manifestação, com análise de colunistas de VEJA:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.