Black Friday: assine a partir de 1,00/semana
Continua após publicidade

Arthur Lira critica decisões do ministro Alexandre de Moraes sobre a Starlink

Durante seminário em São Paulo, presidente da Câmara chamou a atenção para decisões que afetaram a Starlink de Elon Musk

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 31 ago 2024, 17h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou neste sábado, 31, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de bloquear os recursos financeiros da empresa Starlink Holding, da qual o bilionário sul-coreano Elon Musk é sócio. Os ativos foram bloqueados para garantir o pagamento de multas aplicadas à rede X, também de Elon Musk, que foi suspensa no Brasil por decisão do ministro o STF.

    As críticas às decisões do ministro do Supremo foram feitas durante um seminário da XP Investimentos, em São Paulo. Lira não concordou com a decisão do ministro de bloquear os ativos financeiros da empresa de Elon Musk para garantir pagamento de multas aplicadas à rede X. Elon Musk se recusou também a nomear um representante legal no Brasil, para que o Supremo pudesse enviar as intimações e cobrar o cumprimento das decisões.

    Presidente da Câmara chama a atenção para a segurança jurídica

    Ao ser perguntado sobre o impacto das sentenças do ministro na segurança jurídica e nos investimentos de outros países no Brasil, Lira afirmou que as decisões não poderiam ter extrapolado para outra empresa da qual o bilionário é sócio, a Starlink. Para Lira, é obrigação de qualquer cidadão cumprir decisões judiciais, mas ele afirmou que é necessário saber separar a pessoa jurídica ‘A’ da pessoa jurídica ‘B’.

    Lira usou outro caso empresarial para chamar a atenção sobre a decisão do Supremo em relação à rede X. O presidente da Câmara lembrou do caso das Lojas Americanas, que escondeu um rombo bilionário por muito tempo. “Se no escândalo das Americanas fossemos bloquear a conta da Ambev não seria correto”, disse Lira. “A briga jurídica, a demanda jurídica que há em torno do X não deveria nunca ter extrapolado para haver bloqueio de contas da Starlink”. As Lojas Americanas pertencem à Ambev, cervejaria que pertence a três bilionários brasileiros.

    Lira tranquilizou os investidores quanto ao equilíbrio fiscal e a agenda econômica em função da sucessão na presidência da Câmara dos Deputados. Os três candidatos mais bem posicionados para a sucessão na Câmara são Antônio Brito (PSD-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Elmar Nascimento (União-BA). Lira afirmou que tudo que é discutido e votado é discutido há 4 anos com os parlamentares e que “ninguém vai dar cavalo de pau”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.