As chuvas fortes que caíram no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira, 26, deixaram a capital fluminense em estágio de atenção. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, a cidade entrou em atenção às 23h40 do domingo, 25. Riscos de deslizamentos de terra provocaram o acionamento de sirenes de alerta em três comunidades da região de Jacarepaguá no início da madrugada e em duas da zona sul (Chapéu Mangueira/Babilônia e Cabritos) já pela manhã.
Pontos de alagamento foram registrados em várias regiões. A chuva foi mais forte na região do Leblon, Rocinha e Jardim Botânico. Na Rocinha, chegou a chover 32 milímetros (mm) das 6h30 às 7h30 de hoje.
Na Barra da Tijuca, um jacaré foi visto pela madrugada em um bolsão d´água e quase foi atropelado em diversos momentos. O animal foi levado pela força da água de rios, que se juntaram à correnteza advinda da chuva. Ele se escondeu embaixo de um carro e acabou resgatado.
A cidade formou bolsões de água com cerca de um metro de altura em diversas regiões. Pela manhã, os alagamentos geraram 225 km de congestionamento. Para esta segunda-feira, ainda há previsão de chuvas médias e fortes.
(com Agência Brasil)