Chuva faz dia virar noite em São Paulo
Fenômeno foi causado por uma mistura de umidade com fumaça oriunda de queimadas
A chuva que caiu sobre a cidade de São Paulo nesta segunda-feira, 19, fez o dia escurecer e ajudou a temperatura a baixar até os 15°C, depois de um fim de semana quente e seco. Segundo o Climatempo, o fenômeno ocorreu não apenas pela umidade — trazida por uma frente fria que chegou à região nesta segunda-feira —, mas também por efeito de fumaça, oriunda de focos de queimadas que há vários dias são observados sobre a Bolívia, em Rondônia, no Acre e no Paraguai.
Os paulistanos viram no céu o que moradores de estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Maranhão estão acostumados a vivenciar no inverno, quando queimadas costumam se alastrar.
Precipitações devem seguir até quinta-feira
A intensificação de ventos frios e úmidos marítimos deixou a tarde mais gelada na região metropolitana de São Paulo e também nas regiões do Vale do Ribeira, do Vale do Paraíba e de parte do litoral paulista.
O Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo não havia registrado pontos de alagamento até perto das 16h, mas vale ficar atento: as precipitações devem continuar pela noite, atravessar a madrugada e seguir até quinta-feira.
A previsão é de que as temperaturas mínimas fiquem na casa dos 12°C a 14°C durante toda a semana e as máximas oscilem entre 17°C e 20°C.