Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Eunício: já há dinheiro para sistema único de segurança pública

Presidente do Senado entende que proibição de contingenciamento de recursos do Fundo Penitenciário garante os recursos necessários

Por Estadão Conteúdo 1 mar 2018, 13h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Eunício Oliveira (PMDB-CE)
    O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), afirmou nesta quinta-feira, 1º, que o dinheiro para implementação do sistema integrado de segurança pública já existe. “Temos vários serviços de inteligência no Brasil dos quais não se fala, então o dinheiro já existe”, declarou. Segundo Eunício, a proibição do contingenciamento dos recursos do Fundo Penitenciário, aprovada pelos senadores nesta semana, garantirá os recursos necessários.

    O emedebista apresentou nesta quinta um esboço da proposta do sistema integrado ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Segundo Eunício Oliveira, o projeto faz parte da pauta de segurança pública do Congresso e deve ser aprovado nas duas Casas até o dia 20 de março. A tramitação deve começar na Câmara em regime de urgência. “É uma decisão do governo federal e pautada pelo Congresso”, destacou.

    O presidente do Senado disse ainda que a Comissão Geral que vai debater o tema na próxima terça-feira, no plenário da Casa, também vai debater o sistema unificado. Na reunião devem estar presentes Jungmann, que garantiu presença, e o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Rogério Galloro. Os governadores também serão chamados para sugestões, de acordo com o emedebista.

    Aprovação

    Após se reunir com Eunício Oliveira, Raul Jungmann defendeu publicamente a aprovação do projeto que cria um sistema federal unificado da segurança pública no Congresso. “Essa será uma grande conquista. Nós temos, ainda que com problemas, a universalização da saúde e do ensino fundamental, mas nada parecido com a área da segurança. Hoje, nossa grande tarefa é universalizar direito à segurança e esse projeto é a base, é o fundamento para erguer esse desejo, essa necessidade que têm os brasileiros de não conviver com o medo”, declarou o ministro.

    Jungmann disse que foi ao Senado nesta quinta para agradecer a aprovação do projeto que proíbe o contingenciamento dos recursos do fundo penitenciário nacional (Funpen). “Vim agradecer o presidente do Senado pela votação do projeto de lei que proíbe bloqueio de recursos para segurança. Não é possível universalizar direito à segurança sem aporte orçamentário. Sem contingenciamento de verba é possível ter equipamentos compatíveis com a necessidade”, afirmou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.