Um rapaz de 19 anos foi detido em Campinas nesta terça-feira 7 por atuar como médico dentro do Hospital das Clínicas da Unicamp – um dos principais do país. Para atuar dentro do HC, o jovem usava um documento falso de um médico residente do hospital que tinha o mesmo nome que ele. Ex-estudante de fisioterapia, Victor Sabino Nunes atendia pacientes, prescrevia receitas e planejava atuar inclusive dentro no centro cirúrgico do hospital.
“No momento da abordagem, Victor foi detido portando um jaleco com seu nome bordado nele e um uniforme do centro cirúrgico”, disse um dos policiais que localizou o rapaz.
Na delegacia, Victor disse em depoimento que começou a trabalhar no HC há duas semanas. O jovem afirmou ainda que não chegou a se formar em fisioterapia.
A polícia chegou até Victor por meio de uma denúncia feita pela equipe médica do hospital, que começou a desconfiar da conduta do rapaz. Segundo a polícia, ele teria se negado a atender um paciente que chegou com parada cardíaca ao setor de emergências.
Victor Sabino Nunes não foi preso por não ter sido pego em flagrante. Ele vai responder em liberdade pelo crime de falsidade ideológica.
Em nota, a assessoria de imprensa do HC se colocou à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos. O hospital informou ainda que a direção da entidade vai instaurar uma sindicância interna para apurar o caso.
“A superintendência esclarece que a detenção ocorreu após a equipe de profissionais da Urgência desconfiarem do comportamento do falso médico. Após checagens internas foi confirmada a falsidade e acionada as autoridades policiais que realizaram o flagrante”, diz o texto. “O HC da Unicamp está à disposição das autoridades responsáveis para os devidos esclarecimentos, além dos prestados hoje na delegacia”.