Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Frescobol é vítima da vez do debate: é melhor raiz ou ‘Nutella’?

Um grupo de praticantes da tradicional diversão de praia pôs regras e até tecnologia num esporte que nasceu para ficar sem vencedores

Por Andressa Oliveira Atualizado em 10 dez 2018, 09h28 - Publicado em 19 mar 2017, 08h00

“Esporte maravilhoso, praticado à beira-mar – os participantes quase nus –, de tempo em tempo interrompido por um mergulho refrescante, o frescobol é elegante e dinâmico o tempo todo, beneficiando-se ainda da sorte inaudita de nunca nenhum idiota ter tido a ideia de lhe traçar normas, aferir pontos.” A deliciosa definição cunhada por Millôr Fernandes (1923-2012), praticante pioneiro e assíduo do mais carioca dos esportes – em 2015, o prefeito Eduardo Paes o transformou em patrimônio imaterial da cidade –, é um retrato à perfeição da informalidade praiana do jogo de raquetes.

Porém, um novo grupo de praticantes quer agora subverter os preceitos puristas do frescobol, acrescendo ao aspecto lúdico o espírito de competição. Além de transformar o bate-bola tradicional, sem objetivo aparente, em uma apresentação minutada e avaliada por quesitos (assista o vídeo abaixo e saiba mais), os adeptos da versão competitiva tentam implementar uma novidade tecnológica: a medição da velocidade de cada raquetada por meio de um radar, semelhante ao usado nas quadras de tênis.

https://www.youtube.com/watch?v=PHb-sFptlgo

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.