Governo leva afegãos de Guarulhos para hospedagem no litoral de SP
Cerca de 150 imigrantes que dormiam provisoriamente no aeroporto foram transferidos em missão coordenada pelo Ministério da Justiça
Cerca de 150 imigrantes afegãos que dormiam provisoriamente no aeroporto de Guarulhos foram transferidos para a Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, em Praia Grande (SP), em missão coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o governo de São Paulo, prefeituras e organismos multilaterais.
Lá, receberão atendimento médico, alimentação e espaço para repouso. Não há prazo definido para a permanência do grupo de refugiados no local.
A Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos possui 50 apartamentos com cozinha, fogão, geladeira, microondas, dois beliches, ventilador, banheiro e televisão. Nas áreas comuns há jardim, piscina, uma grande área de convivência, espaço para tratamento de saúde e promoção de refeições.
A transferência foi fruto de parceria da Secretaria Nacional de Justiça com o governo de São Paulo, prefeitura de Guarulhos, prefeitura de Praia Grande, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Cáritas e outras entidades da sociedade civil envolvidas com a temática.
“Após uma série de encontros e negociações, a Secretaria Nacional de Justiça, juntamente com seus parceiros, encontrou local adequado para colocar em prática essa ação e retirar o grupo de famílias refugiadas que estavam alojadas de forma precária no aeroporto e que viviam em situação delicada em seu país de origem”, afirmou o assessor da Senajus, Rodrigo Portella.