Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Greve na CPTM paralisa três linhas nesta terça-feira em São Paulo

Linhas que serão afetadas são 11-Coral, 12-Safira, e 13 Jade. Paralisação é por tempo indeterminado. Sindicato, CPTM e governo de SP não chegaram a acordo

Por Da Redação Atualizado em 24 ago 2021, 00h02 - Publicado em 24 ago 2021, 00h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Trem da CPTM cruza o bairro da Lapa em direção a estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo
    Segundo a Justiça do Trabalho, com a deflagração do movimento grevista, os funcionários deverão manter 70% do efetivo nos horários de pico, das 5h às 9h e das 17h às 20h, e 50% nos demais horários (Danilo Valentini/VEJA/VEJA/VEJA/VEJA)

    Trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram nesta segunda-feira, 23, entrar em greve, por tempo indeterminado, nesta terça-feira. As linhas que serão afetadas são 11-Coral, 12-Safira, e 13 Jade.

    De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, que representa os funcionários dessas três linhas, a CPTM e o governo do estado não apresentaram uma proposta que atendesse a categoria pelo segundo ano consecutivo.

    “Negando-se a repor as perdas salarias para a inflação que só sobe, aos trabalhadores ferroviários que vêm se doando nesse momento tão delicado da saúde pública transportando, sem interrupção, a maior cidade da América do Sul”, diz texto de comunicado à população.

    Segundo a Justiça do Trabalho, com a deflagração do movimento grevista, os funcionários deverão manter 70% do efetivo nos horários de pico, das 5h às 9h e das 17h às 20h, e 50% nos demais horários. A determinação foi dada pelo desembargador Rafael Pugliese, em liminar que atendeu parcialmente o pedido feito pela empresa.

    Continua após a publicidade

    Na tarde de hoje, em reunião de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, a CPTM chegou a apresentar uma proposta de reajuste, mas que não foi aceita pelos trabalhadores em assembleia realizada no início da noite. A empresa ofereceu aumento de 4%, com inclusão na folha de pagamento a partir do mês atual, referente à data base de março de 2020. Também propôs aumento de 6%, com inclusão em folha de pagamento a partir da folha de janeiro de 2022, referente à data base de março de 2021.

    A CPTM foi procurada, mas ainda não se manifestou.

    Com Agência Brasil

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.