Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Massa de ar frio avança e temperaturas podem chegar a 0ºC

Segundo previsão do Climatempo, haverá um forte resfriamento na primeira semana de julho nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Por Giovanna Romano Atualizado em 1 jul 2019, 21h06 - Publicado em 1 jul 2019, 13h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com os termômetros marcando 1º, turistas aguardam neve em Santa Catarina, nesta seguda-feira (22)
    Apesar da previsão climática para esta semana, o inverno terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com termômetros acima da média (Charles Guerra/Agência RBS)

    Uma massa de ar frio de origem polar avança no território brasileiro na primeira semana de julho. De acordo com a previsão do Climatempo, as temperaturas vão cair no Sul no dia 1º, mas só a partir da quarta-feira 3 o país sentirá um forte resfriamento. No Sudeste e no Centro-Oeste, os termômetros poderão marcar números próximos a 0ºC.

    Ainda de acordo com o Climatempo, o frio dessa massa polar tem potencial para provocar temperaturas negativas na Região Sul, com precipitações sólidas (como neve e chuva congelada). No Norte, a friagem poderá ser sentida de forma menos intensa, uma vez que o frio deve chegar ao centro-sul do Pará e do Tocantins e ao interior do Nordeste — na Bahia, por exemplo, a temperatura ficará na média de 10ºC.

    A previsão desse resfriamento não muda a influência do El Niño no inverno brasileiro, uma vez que são poucos os eventos frios neste ano. Um dos efeitos desse fenômeno climático, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do Oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil.

    Com poucas incursões de ar frio pelo interior, este inverno terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. O que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste. Segundo o Climatempo, o avanço da massa de ar frio ocasionará as temperaturas mais baixas do ano.

    Chuvas

    A entrada da massa de ar frio vai gerar condições para fortes rajadas de vento e chuvas intensas, de acordo com o Climatempo, por causa do choque térmico entre o ar quente, que predomina no país, e a entrada do frio. O mês de julho começou com previsão de chuva para todos os estados das regiões Sul e Sudeste, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.