Ministra sai, mas Waguinho ganha
Presidente do Republicanos fluminense deve ganhar poder de indicar comando do DNIT e dos hospitais federais no estado do Rio
O impasse sobre a troca no Ministério do Turismo deve ser resolvido até segunda-feira. O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro (Republicanos), sairá fortalecido, garantem aliados e fontes do governo. Em troca de garantir a votação de sua bancada em favor de projetos da gestão Lula – há deputados que ainda estão no União Brasil à espera de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para migrar para o Republicanos, partido que preside no Rio –, Waguinho recebeu aceno de que vai indicar o comando, no estado, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O órgão foi criado em 2001, no lugar do antigo Departamento de Estradas de Rodagem (DNER) e é ligado ao Ministério dos Transportes.
Também entrou na mesa de negociação o comando dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro. Relatório do Ministério da Saúde, de abril deste ano, aponta estado de calamidade na rede federal do Rio de Janeiro. Alexandre Telles, ex-presidente do Sindicato dos Médicos do estado, é o atual responsável pela gestão.
Na manhã desta quinta, 15, Daniela Carneiro participou do que parece ser sua última reunião como ministra.