O famoso Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, amanheceram pichados com tintas coloridas na manhã desta sexta-feira. Nos dois casos, os monumentos foram pintados com tinta verde, amarela e rosa. Uma equipe da prefeitura começou a limpeza por volta das 8h no Monumento às Bandeiras, lavando-o com jatos de água e um produto solvente que não agride o granito. Ao lado da estátua de Borba Gato também tinha cascas de ovos.
Leia também:
João Dória faz pergunta sobre pichação e vandalismo para Marta Suplicy
O Monumento às Bandeiras foi feito pelo modernista Victor Brecheret em homenagem aos bandeirantes paulistas. A escultura foi inaugurada em 1954. Já a estátua de Borba Gato representa Manuel Borba Gato, que acompanhou a expedição do bandeirante Fernão Paes Leme. Por lei, a pichação em monumentos tombados prevê detenção entre seis meses a um ano, além do pagamento de multa em valor a ser estipulado pela Justiça.
Debate da Globo
Coincidência ou não, na noite desta quinta-feira, durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo transmitido pela TV Globo. O tucano João Doria falou que a cidade “está à beira do abandono, maltratada” e que a “zeladoria da cidade é inexistente”, e questionou Marta Suplicy (PMDB) sobre seus planos para pichação e vandalismo. Respondendo à questão, a candidata disse que atos de vândalos não serão permitidos em sua gestão, mencionando, inclusive, que era lamentável ver pichações em monumentos como o de Brecheret. “Arte sim, vandalismo não”, concordou Doria. “Você tem razão.”