ONG brasileira está entre finalistas do Prêmio Zayed de Sustentabilidade
Fundo de 3 milhões de dólares recompensa iniciativas sustentáveis e humanitárias de impacto global
O Prêmio Zayed de Sustentabilidade, dos Emirados Árabes Unidos, anunciou os projetos finalistas deste ano. A premiação é voltada para iniciativas sustentáveis e humanitárias de impacto global. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) está entre as escolhidas e é a única representante brasileira na disputa pelo prêmio final, que será entregue no dia 1° de dezembro, durante a COP28, a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá nos dias 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai.
Os finalistas são pequenas e médias empresas, ONG’s e escolas de 30 países. “A indicação ao prêmio é um marco muito importante na nossa trajetória”, disse Virgílio Viana, Superintendente Geral da FAS, à VEJA. “Com ele, seria possível fortalecer e aumentar nossas atividades em outros territórios dos países amazônicos e expandir a nossa cooperação internacional”.
Atualmente, a organização está presente em mais de 800 comunidades e atende cerca de 21.526 famílias com projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda.
Ao todo, o júri escolheu 33 finalistas entre 5.213 projetos inscritos em seis categorias: Saúde, Alimentação, Energia, Água, Ação Climática e Escolas Globais de Ensino Médio. O número de candidatos foi 15% maior do que em 2022. Somente a categoria de ação climática, introduzida em 2023 para marcar o Ano da Sustentabilidade nos Emirados Árabes, recebeu 3.178 inscrições.
O fundo de 3 milhões de dólares recompensa os vencedores com US$ 600 mil em cada categoria. A de Escolas Secundárias é dividida em seis regiões mundiais (Américas, Europa e Ásia Central, Oriente Médio e Norte da África, África Subsaariana, Sul da Ásia e Leste Asiático e Pacífico), sendo que cada escola pode receber até US$ 100 mil para iniciar ou expandir ainda mais seu projeto