‘Queremos corrigir narrativa equivocada’, diz Trad sobre comitiva nos EUA
O programa Ponto de Vista recebeu o senador Nelsinho Trad, líder do grupo que está em Washington para negociar efeitos de tarifas de Trump
O programa Ponto de Vista, de VEJA, desta segunda-feira, 28, falou sobre a reta final do prazo do tarifaço anunciado pelo presidente americano Donald Trump ao Brasil. As alíquotas de 50% sobre produtos brasileiros, segundo a Casa Branca, começam a valer na sexta-feira, 1º.
Para comentar o tema e os efeitos da medida sobre a economia do país, bem como os esforços do governo Lula e do Congresso brasileiro, o programa recebeu o colunista de VEJA Robson Bonin e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), líder da comitiva de senadores que está em Washington para tentar tecer acordos com empresários e congressistas americanos.
Trad detalhou a agenda do grupo — que inclui encontros no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e na Câmara de Comércio Americana (Amcham) — e detalhou qual será o argumento principal a ser apresentado nas conversas.
“Daremos os elementos e subsídios interessantes pra gente poder corrigir essa narrativa que foi passada de que na balança comercial [com o Brasil] os Estados Unidos são deficitários, o que não é verdade (…) Estamos colhendo dados, números, pra poder mostrar que esse é um entendimento que veio equivocadamente. E, com isso, repensar as medidas que foram tomadas de forma não muito sensatas. Porque você vai punir alguém que dá superávit”, afirmou.
O senador foi questionado por Robson Bonin a respeito de eventual impacto do discurso bolsonarista sobre as tratativas, sobretudo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que tentou desautorizar a comitiva de senadores.
“A princípio, não houve [dificuldade], até porque as agendas estão começando. Caso a gente venha a sentir alguma coisa nesse sentido, ela só vai ser sentida a partir do momento que a gente sentar na mesa e verificar com os interlocutores que estão falando com a gente. Por enquanto, na montagem da pré-agenda, as coisas estão fluindo normalmente”, declarou.
O Ponto de Vista é transmitido a partir das 11h, de terça a quinta-feira, e você pode participar mandando sua pergunta nas nossas redes sociais ou pelo chat.
A entrevista é transmitida simultaneamente no YouTube e na home de VEJA, e para os inscritos no canal de VEJA no WhatsApp, bem como no serviço gratuito de streaming de VEJA, o VEJA+.
YouTube: https://www.youtube.com/c/veja
Inscreva-se nos canais de VEJA nas redes sociais e fique por dentro de tudo sobre o novo programa.
Facebook: https://www.facebook.com/Veja/
Instagram: https://www.instagram.com/vejamais/