Um eclipse solar total acontece hoje em algumas partes dos Estados Unidos, com cobertura ao vivo de diversas instituições americanas. Lá, o fenômeno pode ser visto no início da tarde, em 14 estados, onde 100% do Sol será encoberto pela Lua. Aqui no Brasil, o evento celeste é bem mais tímido e ocorre na forma de um eclipse parcial (quando a Lua não fica completamente na frente do Sol), no meio da tarde. A melhor visualização é nos estados do Norte e do Nordeste, onde até 40% da nossa estrela ficará oculta. Confira se o eclipse é visível em sua cidade e em qual horário começa neste mapa interativo da Nasa.
Em nosso país, o fenômeno será bem mais tímido do que nos Estados Unidos. As melhores capitais para admirá-lo serão Boa Vista, em Roraima, onde o eclipse começa por volta das 15h, e Macapá, no Amapá, às 16h. O ápice do fenômeno ocorre cerca de uma hora depois.
Os astrônomos avisam que o eclipse não deve ser observado ou fotografado sem proteção. Quem pretende ver o evento nos estados brasileiros onde ele ocorre deve usar um filtro astronômico importado ou uma máscara de solda de tonalidade 14 para olhar para o Sol. Outros materiais, como óculos escuros, chapas de raio-X e telescópios comuns, podem causar sérios danos à visão.
Já quem quer acompanhar o eclipse total nos Estados Unidos pode assistir à transmissão ao vivo da agência espacial americana. O show de abertura (em inglês) começa às 13h e o eclipse às 14h (horário de Brasília):
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=wwMDvPCGeE0&w=560&h=315]
Outras opções são acompanhar a transmissão pelo site Exploratorium, que está fazendo a cobertura junto com a Nasa, ou pelo portal Slooh, companhia que faz transmissões ao vivo de diversos eventos celestes.
O Twitter também está fazendo suas próprias imagens em tempo real — a rede social até criou um emoji especial que é adicionado automaticamente ao utilizar #Eclipse2017.