Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma

Estudo revela subrepresentatividade de minorias na publicidade

Levantamento realizado duas vezes ao ano revelou que a igualdade está longe do alcance no meio da propaganda

Por Sabrina Brito Atualizado em 16 dez 2020, 14h45 - Publicado em 16 dez 2020, 14h39

Uma nova pesquisa desenvolvida pela ONU Mulheres e pela empresa Heads Propaganda destacou que a representatividade no meio da propaganda está longe do ideal. O levantamento se baseou na análise de comerciais e posts em redes sociais publicados no começo do ano.

Uma das constatações do estudo foi a de que as mulheres que mais aparecem nessas peças publicitárias são brancas, jovens, magras, com curvas, cabelos lisos e castanhos. Já os homens costumam ser brancos, fortes, musculosos e com cabelos também lisos e castanhos. Essas caracterizações estão presentes em mais de 60% das peças, seja na TV ou no Facebook, indicando que o padrão de beleza não mudou ao longo dos últimos meses.

Além disso, a presença de mulheres negras na televisão cresceu 5% desde a última pesquisa, mas ainda não ultrapassa o pico registrado em 2018 de 25%. Homens e mulheres negros aparecem mais como coadjuvantes, enquanto as moças de pele branca são 74% das protagonistas.

Outra descoberta foi a de que 33% do conteúdo analisado apresentou uma posição neutra, sem apostar no empoderamento ou na estereotipização. De acordo com o levantamento, tratam-se de oportunidades perdidas de evoluir para um cenário mais representativo e igualitário.

Ainda segundo o estudo, foi observada a marginalização de muitos grupos no ramo da publicidade. Os mais velhos têm apenas 12% de representatividade (quase sempre com pessoas brancas), os LGBTQIA+ têm somente 1,3% e as pessoas com deficiência, 0,8%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 47% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nas bancas, 1 revista custa R$ 29,90.
Aqui, você leva 4 revistas pelo preço de uma!
a partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.