Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Google usará balões para fornecer serviço telefônico a Porto Rico

Algumas regiões da ilha estão há quase três semanas sem acesso a serviços de comunicação após a passagem do furacão Maria

Por Da redação
10 out 2017, 15h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Balões estratosféricos levarão internet para áreas de Porto de Rico (Project Loon/Divulgação)

    A Alphabet, holding que controla o Google e suas divisões, utilizará uma rede de balões para oferecer sinal telefônico a Porto Rico, anunciou na última semana a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês). O órgão regulador americano concedeu autorização para que a empresa trouxesse o Projeto Loon, que utiliza balões estratosféricos para levar internet a partes mais inacessíveis do globo, à ilha. Algumas regiões de Porto Rico ficaram sem acesso aos serviços de comunicação depois que o furacão Maria passou pelo país, em setembro.

    “Mais de duas semanas depois da passagem do furacão Maria, milhões de porto-riquenhos continuam sem acesso às redes de comunicação”, afirmou Ajit Pai, presidente da FCC, em comunicado. “É por isso que precisamos adotar abordagens inovadoras para ajudar a restaurar a conectividade na ilha. O Projeto Loon é uma delas. Ele poderia ajudar a fornecer serviço telefônico para que as pessoas de Porto Rico possam se conectar com parentes e conhecidos e ter acesso a informações que salvam vidas.”

    “Peço que todos os operadores móveis cooperem com o Projeto Loon para maximizer as chances de sucesso desta iniciativa”, concluiu Pai. Os balões estratosféricos viajam quase na fronteira com o espaço, a 20 quilômetros da superfície da Terra. Equipados com uma tela de polietileno, um sistema de navegação preciso e painéis solares que fornecem energia, esses veículos podem permanecer cerca de cem dias no ar, mantendo sua altitude.

    Continua após a publicidade

    Porto Rico

    Ao passar pela ilha, o furacão Maria destruiu grande parte da infraestrutura do território e deixou 36 mortos, segundo atualização do governo local. Pouco mais de 10% dos 3,4 milhões de porto-riquenhos que habitam o país tem acesso à energia elétrica.

    Outras empresas também estão tentando oferecer seus serviços para restaurar a comunicação na ilha. O CEO da Tesla e empresário sul-africano Elon Musk trocou mensagens por Twitter com o governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, sobre a possibilidade de reconstruir a rede elétrica do país usando apenas painéis de energia solar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.