Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Livro mais vendido na França em 2022 foi HQ sobre mudanças climáticas

Lançado no final de 2021, 'Le Monde Sans Fin' foi celebrado por sua simplicidade e criticado por defender a energia nuclear

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 jan 2023, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Detalhe da capa da HQ francesa 'Le Monde Sans Fin', livro mais vendido no país em 2022
    Detalhe da capa da HQ francesa 'Le Monde Sans Fin', livro mais vendido no país em 2022 -  (Éditions Dargaud/Reprodução)

    O livro mais vendido na França em 2022 foi uma história em quadrinhos. Não admira que na pátria de René Goscinny e Abert Uderzo, os pais do fenomenal Asterix, isso tenha acontecido. Os ávidos leitores franceses transformaram Le Monde Sans Fin (Dargaud) em um sucesso editorial — mais de meio milhão de exemplares vendidos — por seu tema e por sua natureza ao mesmo tempo didática e controversa. Roteirizada pelo engenheiro e escritor Jean-Marc Jancovici, especialista em energia e clima, e desenhada por Christophe Blain, a obra versa sobre as mudanças climáticas, o aquecimento global e as alternativas energéticas renováveis que temos à disposição para reverter o quadro terrível em que nos encontramos.

    Celebrado na imprensa francesa por suas qualidades, como a simplicidade com que apresenta os conceitos, Le Monde Sans Fin também foi atacado por defender a energia nuclear como a melhor opção para substituir os combustíveis fósseis. Não à toa, o jornal Libération colocou o trabalho de Janco e Blain na capa de sua edição do sábado, 14, atrelado a um editorial intitulado “Le Monde Sans Fin, quadrinho de Jancovici e Blain: surfando no fenômeno sem ser enganado”. No texto, o diário francês inclinado à esquerda defende a tese de que o álbum tem o mérito de atingir uma parcela da opinião pública que não é necessariamente sensível ao tema das questões ecológicas, embora coloque em evidência os argumentos pró-nucleares do autor engenheiro.

    Para se ter uma ideia de como a HQ mobilizou a opinião pública, pouco antes do Natal, militantes ambientais se organizaram em um protesto contra a obra. Em Cherbourg-en-Cotentin, em Toulouse, Bordeaux e Paris, várias livrarias foram abordadas por falsos representantes da editora Dargaud para inserir uma falsa errata com mensagens antinucleares nos quadrinhos. No texto do falso documento, os manifestantes escreveram: “Jean-Marc Jancovici demonstrou repetidamente formidável talento para popularizar a ciência. Devemos, no entanto, reconhecer sua flagrante falta de habilidade nas ciências humanas”. A editora registrou queixa contra os autores por crime de falsidade ideológica.

    Detalhe da página inicial da HQ 'Le Monde Sans Fin', de Jean-Marc Jancovici e Christophe Blain,o livro mais vendido da França em 2022 -
    Detalhe da página inicial da HQ ‘Le Monde Sans Fin’, de Jean-Marc Jancovici e Christophe Blain,o livro mais vendido da França em 2022 – (Dargaud/Reprodução)

    É o segundo ano consecutivo que uma história em quadrinhos fica no topo da lista dos livros mais vendidos da França. Em 2021, o posto coube ao álbum Astérix et le Griffon, de Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, dupla que assumiu o legado de Goscinny e Uderzo. Lançado em outubro daquele ano, o álbum conquistou o primeiro lugar no ranking ao registrar cerca de 1,2 milhão de cópias vendidas em poucos meses. Da série do personagem, cujos títulos são publicados no Brasil pela Editora Record, é o único inédito por aqui.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.