Cenas de antigos debates abrem a seção que ficou mais abrangente
A seção mudou outra vez de nome para tornar-se ainda mais abrangente. Nasceu batizada de Quebra de Sigilo. Passou a denominar-se Inimigos Íntimos para mostrar o que já disseram uns dos outros os que agora posam de amigos de infância. E acaba de ser rebatizada para juntar ao vasto material já arquivado todas as imagens […]
A seção mudou outra vez de nome para tornar-se ainda mais abrangente. Nasceu batizada de Quebra de Sigilo. Passou a denominar-se Inimigos Íntimos para mostrar o que já disseram uns dos outros os que agora posam de amigos de infância. E acaba de ser rebatizada para juntar ao vasto material já arquivado todas as imagens que tenham relevância histórica. Trechos de antigos debates eleitorais, por exemplo.
Ataques contundentes, tiradas divertidas, réplicas desconcertantes, imagens inventivas ─ só políticos com raciocínio rápido e bastante jogo de cintura sabem usar na dosagem certa esses golpes, truques e movimentos que decidem um debate eleitoral. Como outra temporada de caça ao voto está começando, vale a pena rever alguns trechos de duelos travados, em campanhas passadas, por Leonel Brizola, Paulo Maluf, Franco Montoro, Jânio Quadros, Lula, Fernando Collor, Mário Covas e Guilherme Afif Domingos.
É excitante imaginá-los num confronto com os atuais candidatos a presidente. O que seria de Dilma Rousseff, por exemplo, se tivesse como adversário um Jânio Quadros?