Oferta Consumidor: 4 revistas pelo preço de uma
Imagem Blog

Caçador de Mitos

Por Leandro Narloch Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Uma visão politicamente incorreta da história, ciência e economia

Mito: “a menor velocidade das marginais de São Paulo segue uma tendência mundial”

Nas “marginais” de Nova York, Londres, Los Angeles e Paris, os limites de velocidade são mais altos que nas marginais paulistanas

Por Leandro Narloch
Atualizado em 30 jul 2020, 21h37 - Publicado em 10 out 2016, 12h09

Muitos colunistas têm repetido que a redução da velocidade nas marginais de São Paulo segue uma tendência já vista em outras metrópoles. Meu colega Roberto Pompeu de Toledo, na VEJA desta semana, afirma que se o prefeito eleito João Doria cumprir a promessa de campanha e elevar os limites das marginais, agirá “na contramão do que hoje é norma nos principais centros urbanos do mundo”. Na Folha de hoje, Leão Serva vai na mesma linha.

Essa afirmação é correta apenas para a velocidade de ruas e avenidas internas. Mas é um mito em se tratando das rápidas perimetrais, onde a norma são limites mais altos que os de São Paulo.

Na Henry Hudson Parkway, que contorna o oeste da ilha de Manhattan, a velocidade máxima é 50 milhas por hora (80 km/h). Esse é o mesmo limite da North Circular Road, de Londres, como eu já contei anteriormente. Essa avenida corta as zonas 2 e 3 de Londres e em muitos trechos é mais próxima a casas e comércios que a marginal Tietê ou Pinheiros.

Nas “freeways” de Los Angeles, nem se fala: o limite de velocidade é 65 milhas por hora (104 km/h).

Em Paris, o Boulevard Périphérique define o centro expandido da cidade, assim como as marginais paulistanas. Os motoristas podem dirigir por ali a 70 km/h. Em São Paulo, os limites impostos pelo prefeito Fernando Haddad vão de 70 km/h na pista expressa a 50 km/h na pista local.

Continua após a publicidade

Vejam: não estou falando de anéis viários, rodovias que contornam as cidades. Esses três exemplos são perimetrais, construídas com o mesmo objetivo de interligar a cidade por meio de avenidas que contornam o centro.

O argumento da “tendência mundial” vale a redução da velocidade em ruas e avenidas, não para rápidas perimetrais. Limites de velocidade tão baixos nas marginais de São Paulo são uma anomalia se comparados a outras metrópoles pelo mundo.

@lnarloch

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SEMANA DO CONSUMIDOR

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 47% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nas bancas, 1 revista custa R$ 29,90.
Aqui, você leva 4 revistas pelo preço de uma!
a partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.