Tarcísio sanciona lei que garante medicamentos de cannabis no SUS
Governador de São Paulo surpreende com parecer favorável à erva; no governo Bolsonaro, tema era tratado como pauta da esquerda
Com um parecer surpreendente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, nesta terça-feira (31), a lei que garante o fornecimento de medicamentos à base de cannabis pelo SUS no Estado. O projeto de autoria do deputado estadual Caio França (PSB) foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em dezembro do ano passado.
Por conta do valor elevado, os remédios só eram fornecidos pelo Sistema Único de Saúde por meio de decisões judiciais, que tornam o processo muito lento e burocrático. Agora, pacientes autistas, epilepsia, alzheimer e outras patologias podem solicitar os remédios, desde que prescritos por profissionais de saúde habilitados.
A decisão é surpreendente porque Tarcísio, que foi ministro da infraestrutura durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, afasta-se da visão conservadora da ala ideológica do bolsonarismo. Durante o governo, a liberação da cannabis e “das drogas” era vista como uma pauta da esquerda.
Em julho do ano passado, o governo lançou uma verdadeira campanha de desinformação sobre o tema ao publicar uma cartilha que negava os benefícios medicinais da cannabis e associava, sem provas, o aumento de homicídios no Uruguai com a legalização da erva. O material seguia na contramão das discussões mundiais sobre o tema.