Mesmo com o sucesso estratosférico de Divertida Mente 2 — animação mais rápida a atingir a marca de 1 bilhão de dólares em arrecadação neste ano —, é difícil imaginar algo como o fenômeno Barbenheimer acontecendo tão cedo, quando a disputa entre Barbie e Oppenheimer pelo topo das bilheterias levou a dupla a movimentar quase 2,5 bilhões de dólares em 2023. Mesmo assim, Hollywood encontrou a nova dupla com a qual espera emular o efeito: antes agendado para 28 de novembro nos Estados Unidos, o musical Wicked foi adiantado em uma semana e agora chegará às salas do país na mesma data que Gladiador 2, no dia 22.
O contraste entre gêneros imediatamente remete ao efeito Barbenheimer. Baseado no musical homônimo, Wicked é uma fantasia colorida que reimagina a história das bruxas de O Mágico de Oz. Ao invés de vilã, a feiticeira de pele verde, Elphaba (Cynthia Erivo), é uma doce garota prodígio fadada a enfrentar o preconceito de seus colegas de universidade, mas que recebe apoio ao firmar uma amizade inesperada com a patricinha Glinda (Ariana Grande). Juntas, elas descobrem segredos de Oz e causam a sucessão de eventos que desemboca na conhecida história de Dorothy e suas sapatilhas vermelhas. Gladiador 2, por sua vez, é um drama histórico viril, continuação do filme de 2000 dirigido por Ridley Scott. Ainda sob o mesmo autor, o épico agora conta a história de Lucius (Paul Mescal), ex-herdeiro do Império Romano que é relegado à arena de luta após ser usurpado por Marcus Acacius (Pedro Pascal).
Quando Gladiador 2 e Wicked estreiam no Brasil?
Por aqui, Gladiador 2 segue previsto para 14 de novembro e Wicked para uma semana depois, no dia 21, tendo embate atenuado.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial