A opinião de DiCaprio e Ruffalo sobre o PL do marco temporal no Brasil
Câmara dos Deputados vai votar proposta que restringe a demarcação de terras indígenas
Após utilizar o Instagram para parabenizar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por medidas que protegem o meio ambiente e os povos indígenas, Leonardo DiCaprio voltou à rede social para apoiar uma campanha de oposição ao Projeto de Lei do marco temporal de demarcação de terras indígenas (PL 490). O ator Mark Ruffalo, outro astro de Hollywood conhecido pelo ativismo da causa ambiental, também fez uma postagem em seu Twitter para promover a ação. “Nosso planeta está em risco. @LulaOficial seja o herói que seu povo elegeu”, escreveu Ruffalo. Ambos replicaram uma petição da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG).
O gov. brasileiro está sendo atacado pelo agronegócio. Há uma guerra contra povos indígenas e as florestas. Nosso planeta está em risco. @LulaOficial seja o herói que seu povo elegeu. Impeça o #PL490 e os planos para esvaziar o Min. dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente! https://t.co/KpAvVLzUaD
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) May 29, 2023
A mobilização dos atores se deve à possibilidade de que a Câmara dos Deputados vote nesta terça-feira, 30, o projeto de lei do marco temporal de terras indígenas (PL 490). A proposta restringe a demarcação somente às terras tradicionalmente ocupadas por esses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Em tramitação desde 2007, o texto teve sua análise acelerada após aprovação de requerimento de urgência na última semana.