Cinco Tipos de Medo: o filme com Bella Campos que surpreendeu Gramado
Produção mato-grossense conquistou quatro prêmios no festival, entre eles um de ator coadjuvante para Xamã
Logo no início, o filme Cinco Tipos de Medo transporta a plateia para um universo que de tão real, recente e absurdo parece paralelo: no hospital, durante a pandemia, a enfermeira Marlene (papel de Bella Campos) cuida de um paciente prestes a ser entubado, Murilo (vivido por João Vitor Silva). Um ano depois, eles se reencontram, se apaixonam, e começam a namorar. Marlene, porém, tem outro relacionamento, ou melhor, um problema, como ela mesma diz. A jovem do Jardim Novo Colorado, comunidade de Cuiabá, é tida como “propriedade” do chefe do tráfico Sapinho (interpretado pelo rapper Xamã). Longe dali, na classe média da cidade, dois outros personagens vão cruzar o caminho de Marlene, Murilo e Sapinho: o advogado Ivan (Rui Ricardo Diaz) e a policial Luciana (Bárbara Colen). Os cinco vão conduzir a trama criada e dirigida por Bruno Bini no filme que surpreendeu o Festival de Gramado no fim de semana.
O evento, parte incontornável do calendário das produções nacionais, nunca havia premiado um longa do Mato Grosso. Ao subir no palco para receber o Kikito de montagem, Bini ressaltou que aquela era a primeira estatueta de Gramado a ser entregue para um filme do estado. Nos minutos seguintes, outros “primeiros” vieram: Cinco Tipos de Medo foi agraciado ainda com os prêmios de melhor roteiro, também para Bini; ator coadjuvante, para Xamã; e melhor filme.
A história real por trás de Cinco Tipos de Medo
Exemplar raro do cinema nacional, o filme de gênero é um suspense criminal, de ritmo alucinante e uma pincelada na vida real. Sapinho, que seria o vilão, para várias pessoas do bairro onde ele atua o consideram um “xerife” benfeitor, retrato de uma realidade recorrente em bairros à margem da sociedade no país. O diretor do longa se inspirou num episódio real, quando moradores do mesmo bairro onde a trama se passa fizeram uma vaquinha para pagar a fiança do líder do tráfico local, pois sua ausência deixava o bairro vulnerável a outras facções. “É um filme que nasce do Brasil profundo, com suas contradições, potências e histórias, que muitas vezes ficam fora do radar do audiovisual tradicional”, disse o cineasta.
Gramado suspende festividade de natal após acidente aéreo que matou 10 pessoas
Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por atos golpistas
STF suspende parcialmente decisão sobre Lei do Impeachment







