Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

‘Criaturas do Senhor’: o dilema de uma mãe diante do inominável

Os atores Emily Watson e Paul Mescal brilham como mãe e filho em um filme com trama sutil sobre ética e justiça

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 10h57 - Publicado em 15 abr 2023, 08h00

Um vilarejo pesqueiro na Irlanda vive uma relação conturbada com o oceano e sua força indomável: ao mesmo tempo que o mar provê o sustento e movimenta a economia da pequena comunidade, vira e mexe ele também toma para si pescadores — geralmente homens que morrem afogados diante da maré rápida e traiçoeira. Uma dessas mortes acontece no início do filme Criaturas do Senhor (God’s Creatures; Irlanda; 2022), em cartaz nos cinemas. Durante o funeral do rapaz, uma jovem mãe avisa, com o bebê no colo, que logo vai ensinar o pequeno a nadar para evitar uma tragédia similar em sua vida. As mulheres mais velhas a repreendem: os que aprendem a nadar podem morrer tentando salvar os demais. A lógica mesquinha diz muito sobre a falsa ideia de comunidade do local: apesar de comerem juntos, dividirem fardos e também lucros, as pessoas dali estão acostumadas a passar seus interesses na frente dos de seus semelhantes.

Women Talking

Aileen (a impecável Emily Watson) parece alguém que foge à regra. Gentil e trabalhadora, ela é gerente da principal peixaria da cidade, onde mulheres limpam e preparam os peixes e frutos do mar para serem comercializados. Quando o filho que ela não via há anos volta para casa, sem aviso prévio, ela explode de alegria — nem questiona o real motivo do misterioso retorno. Isso até o rapaz (Paul Mescal) ser acusado de estupro por uma jovem do vilarejo — e Aileen, em choque, mentir para a polícia a fim de lhe garantir um álibi.

O conto da aia

Continua após a publicidade

Exemplar de uma onda de filmes recentes sobre abusos sexuais, como os irretocáveis Tár e Entre Mulheres — e uma clara resposta do meio ao movimento antiassédio MeToo —, o longa das diretoras americanas Saela Davis e Anna Rose Holmer opta por um ponto de vista peculiar: saem do protagonismo a vítima, o abusador e até a investigação policial para dar espaço ao incrédulo olhar da mãe do criminoso. Assim, o roteiro levanta questões éticas delicadas sobre os limites da proteção materna e a dificuldade de uma mãe em enxergar o lado sombrio de seus filhos. Sem testemunhar o crime ou ter uma confissão do rapaz, Aileen abraça o autoengano: para ela, o filho que a trata como uma rainha não seria capaz de atacar alguém; logo, a moça que o acusou deve ter se enganado ou agiu de má-fé.

Os Testamentos

O espectador também não testemunha o crime, mas vê as marcas do trauma na vítima — outra escolha sutil das cineastas. É da boca da jovem atacada que sai o título do filme: “Somos todas criaturas do Senhor”, diz ela, ao per­doar um desafeto. A frase, porém, ganha outro sentido ao longo do filme: ninguém está acima do bem e do mal. Mãe e filho vão provar da lição.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA de 19 de abril de 2023, edição nº 2837

CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

‘Criaturas do Senhor’: o dilema de uma mãe diante do inominável‘Criaturas do Senhor’: o dilema de uma mãe diante do inominável
Women Talking
‘Criaturas do Senhor’: o dilema de uma mãe diante do inominável‘Criaturas do Senhor’: o dilema de uma mãe diante do inominável
O conto da aia
‘Criaturas do Senhor’: o dilema de uma mãe diante do inominável‘Criaturas do Senhor’: o dilema de uma mãe diante do inominável
Os Testamentos
logo-veja-amazon-loja

*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.