Diretores ilustres se juntam para comprar cinema histórico em Los Angeles
Steven Spielberg, Christopher Nolan, Guillermo del Toro e mais nomes de peso em Hollywood são os novos proprietários do espaço
Dedicados a preservar a exibição de filmes em cinemas na era do streaming, um grupo de 35 cineastas anunciou, na última quarta-feira, 21, a compra do Westwood Village Theater, cinema histórico em Los Angeles. A iniciativa partiu de Jason Reitman, diretor de Juno e Ghostbusters – Mais Além, que reuniu o conjunto célebre de investidores quando o espaço foi colocado à venda por 12 milhões de dólares no ano passado. “Imediatamente fiz uma oferta e esperei que meus colegas diretores se juntassem a mim nesta aventura. Levamos essa administração muito a sério e esperamos oferecer uma verdadeira comunidade para quem ama filmes”, disse Reitman em um comunicado.
Os novos proprietários são J.J. Abrams, Judd Apatow, Damien Chazelle, Chris Columbus, Ryan Coogler, Bradley Cooper, Alfonso Cuarón, Jonathan Dayton, Guillermo del Toro, Valerie Faris, Hannah Fidell, Alejandro González Iñárritu, James Gunn, Sian Heder, Rian Johnson, Gil Kenan, Karyn Kusama, Justin Lin, Phil Lord, David Lowery, Christopher McQuarrie, Chris Miller, Christopher Nolan, Alexander Payne, Todd Phillips, Gina Prince-Bythewood, Jay Roach, Seth Rogen, Reitman, Emma Seligman, Brad Silberling, Steven Spielberg, Emma Thomas, Denis Villeneuve, Lulu Wang e Chloé Zhao.
Em atividade desde 1931, o Westwood Village Theater é um marco cultural de Los Angeles, conhecido por receber eventos de estreia de filmes e séries em um espaço que comporta mais de 1.300 espectadores. Localizado a poucos minutos da Escola de Teatro, Cinema e Televisão da Universidade da Califórnia, o local é muito frequentado por estudantes da instituição.
Os diretores pretendem revitalizar o empreendimento com a inauguração de um restaurante, um bar e uma galeria para a exposição de itens de seus acervos pessoais, como adereços, figurinos e rolos de filmes. Também está entre os planos do grupo incluir longas de seus próprios repertórios à programação do cinema. A ideia, segundo Del Toro, é “garantir condições de exibição perfeitas, mas também um lugar onde cineastas, cinéfilos e futuros cineastas possam se reunir para celebrar e discutir a arte e o ofício coletivamente”.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial