Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Disney, 100 anos: o império bilionário que nasceu em uma garagem

Companhia criada por Walt Disney teve começo difícil até se tornar gigante do entretenimento mundial

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h36 - Publicado em 16 out 2023, 09h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muito antes de se tornar a maior empresa de entretenimento mundial, a Disney teve um começo humilde surpreendente. Há exatos 100 anos, no dia 16 de outubro de 1923, Walt Disney (1901-1966) e seu irmão Roy O. (1893-1971) criaram a Disney Brothers Studio, empreitada iniciada na garagem de um tio da família, em Los Angeles, na Califórnia. Ali, os dois plantaram a semente do mercado de animação que hoje é parte indelével da história do cinema mundial. A jornada, porém, havia começado bem antes, repleta de tropeços, falências e traições.

    Nascido em Chicago, Illinois, Walt passou a maior parte de sua infância em uma fazenda no interior do Missouri. Aos 16 anos, se alistou na Cruz Vermelha e foi enviado para França, onde dirigiu uma ambulância por um ano. De volta aos Estados Unidos, Walt morou com sua família em Chicago até se matricular no Instituto de Arte de Kansas. Para ganhar dinheiro, o estudante vendia lanches e jornais por ferrovias da região. Na mesma época, ele dormia em um sofá na casa de Herbert, um de seus três irmãos mais velhos, com ajuda de custo de Roy O. — a prole ficava completa com Raymond e Ruth Disney.

    Roy O. and Walt Disney on the day they opened Disney Studios.
    Roy O. e o irmão Walt Disney no início da Disney Studios (//Getty Images)

    Ainda no Kansas, Walt começou a trabalhar como ilustrador criando anúncios para jornais, revistas e cinemas. Assim conheceu Ub Iwerks, com quem abriria depois uma pequena empresa de animação, a Iwerks-Disney Studio. O projeto, porém, não vingou. Em seguida, ambos foram contratados pela Kansas City Slide Company, onde Walt pôde se dedicar à produção cinematográfica que o inspiraria em seus futuros projetos de animação.

    Trabalhando na garagem de casa, Walt começou a esboçar seus primeiros desenhos animados e curta-metragens para sua nova empresa, a Laugh-O-Gram. A empresa também faliu. Ele, porém, insistiu, fez as malas e seguiu o sonho de ir para Hollywood. Na Disney Brothers Studio, deu início à série animada Alice Comedies, um projeto que impulsionaria o que estava por vir.

    Continua após a publicidade
    Oswald, o Coelho Sortudo, precursor do Mickey Mouse
    Oswald, o Coelho Sortudo, precursor do Mickey Mouse (Walt Disney/Reprodução)

    Depois de quatro anos, o animador criou Oswald, O Coelho Sortudo, porém, um distribuidor passou a perna em Walt e roubou o projeto. Restou ao empresário criar outro desenho, e dali partiu o Mickey Mouse, que não só se tornou protagonista de séries e filmes animados de sucesso, como também virou peça-chave de campanhas publicitárias imensamente lucrativas. Conforme suas animações foram ganhando popularidade nos cinemas e com o público, os produtos licenciados também ajudaram a encher os cofres da empresa.

    O resto, como dizem, é história. Ao longo das décadas, a Disney aprendeu a monetizar a diversão ao expandir seus negócios em parques de diversões, resorts de luxo, cruzeiros e serviços de streaming. Hoje, ela vale 148 bilhões de dólares (740 bilhões de reais na cotação atual) — uma trama de superação digna de cinema.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.