Harvey Weinstein é sentenciado a 16 anos de prisão por estupro
Ex-produtor que desencadeou o #MeToo foi condenado em outubro por estupro e agressão sexual; pena foi divulgada nesta quinta-feira
A Justiça de Los Angeles sentenciou Harvey Weinstein, de 70 anos, a 16 anos de prisão por estupro e agressão sexual. A pena foi deliberada nesta quinta-feira, 23, quase dois meses depois do julgamento que condenou o ex-produtor pelos abusos contra uma modelo europeia não-identificada, em 2013.
Esta é a segunda sentença dada ao ex-poderoso de Hollywood, que desencadeou o movimento #MeToo em Hollywood, depois que uma série de atrizes denunciaram publicamente seus abusos. Desde 2020, ele cumpre uma pena de 23 anos em Nova York, onde também foi condenado por estupro e agressão sexual. Na prática, pela idade avançada e problemas de saúde, deve passar seus últimos anos na cadeia.
Os advogados de Weinstein alegam que as condenações são injustas e entraram com uma série de recursos. Em Los Angeles, a equipe solicitou um novo julgamento com um novo júri, mas o pedido foi rejeitado na quinta-feira, antes da sentença. Em Nova York, o Tribunal de Apelações concordou em ouvir o recurso de Weinstein, que pede a anulação da condenação de 2020.