O olhar afiado de Martin Scorsese para investigar os contornos da violência e da criminalidade fizeram dele um dos principais nomes do cinema sobre mafiosos. O cineasta, que completa 80 anos nesta quinta-feira, 17, porém, tem um vasto currículo de produções menos conhecidas, mas que atestam sua versatilidade e lhe garantem um lugar entre os maiores da indústria. Confira a seguir três filmes e uma série assinadas por ele para ver em casa:
Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese
Onde ver: Netflix
Numa mistura inusitada para um documentário musical, o diretor coloca lado a lado ficção e fatos enquanto retrata a icônica turnê Rolling Thunder Revue, em 1975, de Bob Dylan pelos Estados Unidos. Por exemplo, atores foram escalados para recriar ou reimaginar cenas da turnê, como Sharon Stone que representa uma namorada de Dylan. Para Scorsese, o filme de 2019 o ajudou a experimentar narrativas e inovar seu modo de trabalhar.
O Rei da Comédia
Onde ver: no Star+
Figura carimbada nos filmes de Scorsese, o ator Robert De Niro aqui deixa o figurino de mafioso italiano para assumir o de um comediante de stand-up problemático. Ele sonha em ser o convidado de um famoso programa de TV. O apresentador do talk show, vivido por Jerry Lewis, dá atenção ao fã em determinado momento, causando, em seguida, uma ilusão para lá de deturpada na cabeça do aspirante interpretado por De Niro. Apesar de a comédia ser um gênero incomum na filmografia de Scorsese, aqui ele mostra o mesmo senso de humor ácido que é pincelado em outros de seus filmes.
A Invenção de Hugo Cabret
Onde ver: no Telecine e em plataformas de aluguel
Rara incursão do cineasta no universo infantojuvenil, a produção que conquistou o Oscar de melhor fotografia é uma belíssima aventura protagonizada pelo garoto de 12 anos Hugo, que mora numa estação de trem em Paris e tenta desvendar um mistério deixado pelo pai, um relojoeiro que morreu e deixou para trás um robô inacabado para o filho.
Faz de Conta que NY É uma Cidade
Onde ver: Netflix
A espirituosa minissérie documental da Netflix mostra o diretor rindo litros durante conversas com sua amiga de longa data, a escritora, humorista e contadora de histórias Fran Lebowitz. Os dois discorrem sobre a vida dela e sua relação com a agitada cidade de Nova York.