O alerta de James Cameron sobre apocalipse à la ‘Exterminador do Futuro’
Segundo o cineasta, três ameaças existenciais pairam sobre a humanidade, entre elas a “‘super inteligência’

O cineasta James Cameron é indissociável do cinema pipoca há mais de 40 anos, desde que O Exterminador do Futuro primeiro chegou às salas de cinema do mundo. Passados os anos, o cineasta agora observa que a especulação científica da franquia está próxima da realidade: “Penso que ainda existe o perigo de um apocalipse como o do filme caso a Inteligência Artificial seja aplicada a sistemas bélicos, chegando até ao nível nuclear”, disse em entrevista à revista Rolling Stone americana.
Complementando a linha de pensamento, Cameron pontuou que as operações da IA e as janelas de decisão dos programas são rápidas demais. “Pode ser que sejam espertos e mantenham um humano no meio de tudo, mas humanos são falhos. Muitos erros já foram feitos e nos colocaram na beira de incidentes internacionais capazes de provocar uma guerra nuclear”, elaborou. Para o diretor, três ameaças existenciais pairam sobre a humanidade contemporânea: a crise climática, as armas nucleares e a super-inteligência. O diretor encerrou o assunto sem cravar qualquer resposta ou premonição, incerto sobre qual forma terá o equilíbrio entre a IA e decisões humanas no futuro.
Em Exterminador do Futuro, um robô criado em um futuro pós-apocalíptico viaja no tempo e chega em 1984 para matar uma mulher cujo filho está destinado a liderar uma insurreição contra as máquinas tiranas e letais. A luta eletrizante entre carne e metal rendeu uma franquia duradoura. Temas similares sobre o equilíbrio entre a natureza e o potencial bélico da humanidade persistem na obra recente de Cameron, dedicada à saga Avatar. O terceiro filme, Fogo e Cinzas, entrará em cartaz em 19 de dezembro.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial