Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

Por que a animação ‘Elio’ se provou um fiasco histórico para a Pixar

Filme sobre garoto no espaço cimenta o fracasso comercial de tramas originais do estúdio em comparação a sequências

Por Thiago Gelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jun 2025, 13h00 - Publicado em 23 jun 2025, 12h58

Lançada uma semana após Como Treinar o Seu Dragão, a animação interestelar Elio, da Pixar, não foi páreo para o concorrente  e levou seu famoso estúdio à pior arrecadação em um final de semana de estreia na história. Nos Estados Unidos, o longa mobilizou 21 milhões de dólares e ainda ficou atrás de Extermínio: A Evolução (30 milhões). Enquanto isso, o live-action liderou as bilheterias com 37 milhões.

Fora dos EUA, Elio arrecadou mais 14 milhões de dólares, acumulando um total de 35 mihões. O valor é catastrófico frente ao orçamento de 15o milhões da produção. Antes disso, o ponto mais baixo da Pixar havia sido Elementos em 2023, que conseguiu arrecadar cerca de 10 milhões a mais em seus primeiros dias nas salas de exibição do mundo. Após o desempenho frustrante, contudo, o romance entre uma mulher de fogo e um homem de água se tornou sucesso no streaming.

Ainda assim, Elio tem recebido muitos elogios. Segundo o censo CinemaScore — que mede a aprovação de filmes com base no parecer de espectadores comuns —, a nota do público é um A, equivalente a um 9 de 1o. Já o site Rotten Tomatoes calcula que 85% dos críticos considera a trama positiva. Possíveis motivos para o fracasso comercial são a concorrência de Como Treinar o Seu Dragão e a insuficiência da campanha publicitária elaborada pela Disney.

A bilheteria de Elio reforça os planos do CEO Bob Iger, que anunciou em julho de 2024 que animações da Disney e da Pixar estariam “recuando conteúdo original e focando em sequências”. Em 2024, Divertida Mente 2 arrecadou 1,66 bilhão de dólares. Para o futuro próximo, estão sendo produzidos novos capítulos de Toy StoryOs IncríveisViva: A Vida é uma Festa.

Elio narra a história de um menino recluso e tímido que sonha em ser abduzido — o que acontece. Dentro da nave espacial que o capturou, o garoto enfim se sente pertencente, mas a paz inédita é ameaçada por um guerreiro alienígena implacável que quer destruir não só aquela sociedade intergaláctica, como o planeta Terra.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês
Apenas 9,90/mês*
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.