Da videolocadora ao mundo: Kim Ho-yeon é celebrado na Bienal do Livro
Autor de "A inconveniente loja de conveniência" (volumes 1 e 2) se encanta com pontos turísticos do Rio

Um dos destaques desta edição da Bienal do Livro, o escritor sul-coreano Kim Ho-yeon (autor do best-seller A inconveniente loja de conveniência volumes 1 e 2) atraiu grande público e foi um dos mais celebrados deste domingo, 15, da Bienal do Livro. Na véspera, o escritor aproveitou para conhecer pontos turísticos do Rio, antes de lançar oficialmente seu novo livro no evento: Meu Dom Quixote coreano, pela editora Bertrand Brasil. Inspirado na obra de Miguel Cervantes (1547-1616), a obra é ambientada em uma videolocadora. É lá que um grupo de adolescentes encontra abrigo.
Kim Ho-yeon ganhou mais projeção internacional quando grandes ídolos de grupos de K-pop, como Stray Kids e Twice, foram vistos (espontaneamente) com exemplares de seus livros nas mãos. Desde então, seu trabalho tem atravessado fronteiras, conquistando leitores ao redor do mundo.
“Os dois volumes de A Inconveniente Loja de Conveniência foram os livros mais emprestados nas bibliotecas públicas da Coreia do Sul nos últimos dois anos. Em 2022 e 2023, as obras também figuraram entre os títulos mais vendidos do país”, contou Kim Ho-yeon durante entrevista exclusiva concedida durante um almoço no restaurante Aprazível, em Santa Teresa.
O sucesso de A Inconveniente Loja de Conveniência na Coreia do Sul foi tanto que a obra ganhou adaptações em diversos formatos: virou webtoon, inspirou uma peça de teatro e já tem roteiro pronto para uma possível adaptação como k-drama.
“Foram necessários três anos apenas para fazermos o roteiro. Pensamos nos atores Cha Seung Wan ou Jo Jin Woong para protagonizar o drama, mas está tudo muito no começo”, adianta o escritor.
O best-seller já foi traduzido para 15 países, incluindo Itália, Espanha, Polônia, França e Rússia. A edição em inglês, no entanto, será lançada apenas nas próximas semanas,que será um passo importante para ampliar ainda mais seu alcance internacional.
