No fim dos anos 2000, um grupo de trinta adultos e crianças com leucemia linfoide aguda buscaram a última esperança. Resistentes a todos os tratamentos conhecidos, essas pessoas se submeteram a um estudo clínico com uma estratégia inédita anticâncer. Se desse certo, estariam salvas, pelo menos por um tempo. Se desse errado, a sua morte não seria em vão, e as gerações seguintes seriam gratas pelo conhecimento que essa experiência proporcionou. A ideia era impressionante. Linfócitos dessas pessoas seriam retirados do sangue e infectados por um vírus completamente alterado pelos cientistas. Foi um dia um vírus de herpes. Agora é um fragmento desse vírus que contém um gene que localiza os linfócitos da leucemia. Acoplado a esse gene, dois fragmentos proteicos, fruto da genialidade de muitos cientistas, cuja função é fazer com que esses fragmentos-caçadores-de-células leucêmicas ficassem ainda mais poderosos A parte ruim do vírus, que causa infecção herpética, foi removida, calma !
Os linfócitos eram retirados do sangue do paciente. Infectados pelo vírus modificado, que se transformava em uma divisão ninja contra um tumor absolutamente fatal. Os linfócitos transformados pela mão humana chamaram-se CAR-T. Os resultados de sua ação, espetaculares. Vinte e seis dos trinta pacientes tiveram todas as células leucêmicas no sangue destruídas.
Nos próximos meses e anos o nosso trabalho será preparar laboratórios capazes de modificar o material genético de vírus e inserirem células de defesa do corpo para atacar câncer. Nosso sistema imunológico. Nossos irmãos mais antigos na evolução. Juntos. Que final incrível para uma história de tanto sofrimento como o câncer.
Quem faz Letra de Médico
Adilson Costa, dermatologista
Adriana Vilarinho, dermatologista
Ana Claudia Arantes, geriatra
Antônio Frasson, mastologista
Artur Timerman, infectologista
Arthur Cukiert, neurologista
Enis Donizetti, anestesiologista
Ben-Hur Ferraz Neto, cirurgião
Bernardo Garicochea, oncologista
Claudia Cozer Kalil, endocrinologista
Claudio Lottenberg, oftalmologista
Daniel Magnoni, nutrólogo
David Uip, infectologista
Edson Borges, especialista em reprodução assistida
Enis Donizetti Silva, anestesiologista
Fernando Maluf, oncologista
Freddy Eliaschewitz, endocrinologista
Jardis Volpi, dermatologista
José Alexandre Crippa, psiquiatra
Luiz Rohde, psiquiatra
Luiz Kowalski, oncologista
Marcus Vinicius Bolivar Malachias, cardiologista
Marianne Pinotti, ginecologista
Mauro Fisberg, pediatra
Miguel Srougi, urologista
Paulo Hoff, oncologista
Paulo Zogaib, fisiologista
Raul Cutait, cirurgião
Roberto Kalil – cardiologista
Ronaldo Laranjeira, psiquiatra
Salmo Raskin, geneticista
Sergio Podgaec, ginecologista
Sergio Simon, oncologista