Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Quando os caminhos da espiritualidade se cruzam com os da longevidade

Cultivar princípios de meditação, gratidão, religião e conexão com a natureza pode ser um fator protetor para a saúde, sugerem pesquisas

Por Ari Timerman*
Atualizado em 14 Maio 2024, 00h17 - Publicado em 14 jul 2023, 09h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O aumento gradual e constante da expectativa de vida motiva os pesquisadores a se debruçarem sobre as razões que nos levam a desfrutar do privilégio da longevidade. As conclusões esbarram em condições não modificáveis, como a genética do indivíduo, e em fatores modificáveis, aqueles passíveis de serem alterados: tabagismo, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo e estresse, por exemplo.

    A autoestima e o bem-estar também são componentes que parecem contribuir para uma vivência plena e duradoura. Por trás do bem-estar entram fatores como capacidade funcional, nível socioeconômico, estado emocional, interação social, intelectualidade, autocuidado, suporte familiar, boa saúde e satisfação com atividades exercidas no dia a dia. Mas existe outra via de acesso a uma vida saudável ainda pouco explorada pela medicina, mas que vem sendo alvo de cada vez mais estudos, a espiritualidade.

    A espiritualidade – que não é necessariamente uma expressão de religiosidade – é um fenômeno que não se encaixa em uma simples definição. Podemos arriscar, porém, que se trata da busca por um sentido de vida, uma tentativa de vínculo entre o humano e o sagrado cujo objetivo é obter uma conexão consigo mesmo e conquistar respostas para os mistérios da existência.

    E cada um terá um meio próprio de encontrar as respostas. A meditação é um deles: há relatos de pessoas que conseguem baixar os níveis de ansiedade com a prática. E a ansiedade, aliás, é uma das malfeitoras do coração.

    Há, por outro lado, quem encontre a espiritualidade em uma rotina ligada à natureza, cultivando plantas e se estabelecendo no campo.

    Continua após a publicidade

    Da mesma forma, a gratidão é um caminho para a espiritualidade, assim como fazer trabalhos voluntários, pois ajudar o próximo traz benefícios para quem executa a doação de tempo e afeto.

    É um exercício e tanto definir espiritualidade porque se trata de um conceito aberto e dinâmico. Mas um exercício que tem grande chance de contribuir para a qualidade e a quantidade de vida.

    Na última edição do Congresso da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em junho passado, debatemos amplamente o tema. Isso porque tem crescido a produção de pesquisas explorando os efeitos da espiritualidade na prevenção e no controle dos problemas cardiovasculares.

    Continua após a publicidade

    Não se trata de cura mágica, mas de uma conexão consigo e o mundo ao redor capaz de fazer a diferença pela saúde.

    * Ari Timerman é cardiologista e ex-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.