Quase enlouqueci outro dia com a primeira lição de casa do meu filho. A proposta era escrever sobre a origem do seu nome e o que significava. Ele escreveu, mas ‘comeu’ algumas letras. Meu primeiro instinto foi corrigi-lo, dizer que a tarefa estava errada. Mas ele respondeu que era para fazer do seu jeito: ‘a lição é minha, não é sua’, me disse o guri.
Imagino que não fui a única mãe com dificuldade para lidar com a situação, pois alguns dias depois a escola mandou um aviso informando como os pais deveriam participar da tarefa. “Oriente e estimule, não faça a lição pela criança”, dizia uma das orientações. “Não soletre as palavras nas atividades de escrita, faça intervenções reflexivas com a participação de seu filho.”
Pais educados em escolas conteudistas, como eu, podem estranhar métodos que defendem a construção do aprendizado. As especialistas Elizabeth Sanada e Ivaneide Dantas, docentes do Instituto Singaridades, dizem que os pais precisam respeitar o tempo de aprendizado da criança.
“Deem atenção quando a criança quiser compartilhar sua produção, mas entendendo que ela tem seu percurso pessoal na construção do conhecimento e que seu tempo é diferente do tempo do adulto, ou seja, compreendendo que a produção dela se faz num crescente que deve respeitar as suas características, seu perfil de desenvolvimento e a dinâmica que já vive no próprio contexto escolar”, afirmam elas.
Segundo elas, os pais não devem NUNCA fazer a lição pelos filhos. “Isso sinaliza que a criança é incapaz de produzir sozinha aquilo que lhe diz respeito. É subestimar sua capacidade de aprender e produzir. Isto forma para a dependência e não para a autonomia”, dizem Elizabeth e Ivaneide.
Pais preocupados com o resultado estético ou de conteúdo da lição são os que mais desejam, de alguma forma, interferir na tarefa do filho. “Isso tira a autonomia da criança, tolhendo sua criatividade e tomando a responsabilidade do processo para si.”
Abaixo, algumas dicas das especialistas do Singularidades sobre como os pais podem ajudar os filhos com a lição:
- Oriente a criança na organização do espaço e do tempo para realização da lição;
- Incentive-a a lembrar-se do que foi proposto em sala, a ler os materiais de aula a fim de encontrar pistas do que foi solicitado, sobretudo quando a criança se esquece ou demanda que os pais digam-lhe o que fazer.
E para que serve a lição de casa? Mais do que entregar respostas corretas, a lição dos primeiros anos do ensino fundamental serve mais como treinamento para a criança encarar responsabilidades que virão ao longo do processo escolar.
“Destacamos a contribuição [da lição de casa] para a construção da autonomia e da responsabilidade da criança. O importante é que a criança seja orientada pelos professores na escola e também pelos pais a, gradativamente, desenvolver a autogestão em relação ao cumprimento de suas tarefas diárias”, dizem Elizabeth e Ivaneide.
“Por meio da lição de casa, ela pode aprender a organizar o tempo de brincar; o tempo para estudar; as ferramentas de pesquisa a utilizar nesse processo, como livros ou visita a sites da internet; e, o modo como se apropriar dessa linguagem, tornando-a de sua própria autoria.”