Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Anvisa autuou companhia aérea e aeroporto por Bolsonaro sem máscara em voo

Agência envia à CPI os autos de infração aplicados em razão da entrada do presidente em aeronave da Azul; órgão fez 25.383 abordagens em voos na pandemia

Por Da Redação Atualizado em 13 jul 2021, 10h22 - Publicado em 13 jul 2021, 10h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Azul
    Bolsonaro em avião da Azul. (//Reprodução)

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enviou à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 12, dois autos de infração que apuram a entrada de Jair Bolsonaro em um voo comercial em 11 de junho, ocasião em que o presidente retirou a máscara de proteção e causou aglomeração dentro do avião. Foram autuadas a companhia aérea Azul e a empresa responsável pelo aeroporto de Vitória (ES), a Aeroportos do Sudeste do Brasil.

    “Vídeos veiculados na mídia tradicional mostram que, após embarcados todos os passageiros, tripulantes participaram de aglomeração para fotos com autoridade pública, a bordo da aeronave, sem atentar para as devidas medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus-SARS-CoV-2”, diz o auto de infração direcionado à companhia aérea. No episódio, Bolsonaro foi aplaudido por parte dos passageiros e vaiado por outra parte, que gritava “genocida”.

    “Vocês estão bem hoje, hein? Quem fala ‘Fora Bolsonaro’ devia estar viajando de jegue, não de avião. É ou não é? Para ser solidário ao candidato deles”, disse o presidente, na aeronave, em referência a eleitores de Lula.

    Os documentos constam de resposta da Anvisa a um requerimento de informações feito pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP). A agência também detalha as ações de fiscalização realizadas desde o início da pandemia em aeroportos pelo país para evitar a disseminação do vírus. De fevereiro de 2020 até o mês passado, houve 25.383 abordagens em voos domésticos e 2.807 em voos internacionais. Neste ano, foram abertos dezesseis processos contra companhias aéreas e empresas de apoio aeroportuário para apurar infrações sanitárias.

    Em documento enviado à CPI da Pandemia, no Senado, a Azul responsabilizou o piloto pelo episódio com Bolsonaro, como noticiou VEJA na semana passada. “Nota-se que o comandante da aeronave estava fazendo uso da máscara facial de forma adequada, uma vez que estava ciente de sua obrigatoriedade, contudo, diante da presença atípica e inesperada do presidente da República, deixou de conter o ímpeto de manter-se com a máscara no local adequado, no momento em que tirou uma foto”, defendeu-se a empresa, afirmando ter sido surpreendida.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.