Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Belo Horizonte: o candidato a prefeito que vai unir Zema e Kalil

Líder das pesquisas, Mauro Tramonte deverá ter apoio dos antigos rivais da eleição de 2022

Por Valmar Hupsel Filho 1 ago 2024, 17h12

Rivais na eleição para o governo de Minas Gerais em 2022, o governador Romeu Zema (Novo) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) poderão caminhar juntos na eleição deste ano. O ponto de contato é o pré-candidato do Republicanos à prefeitura da capital mineira, o deputado estadual Mauro Tramonte. Líder isolado das pesquisas de intenção de votos para a prefeitura de Belo Horizonte, Tramonte deverá receber apoio tanto de Zema quanto de Kalil.

As conversas entre o Novo e o Republicanos já vinham acontecendo há meses, mas era negada pelos envolvidos. Nesta semana, a articulação convergiu para a definição da ex-secretária de Planejamento e gestão do governo mineiro, Luísa Barreto (Novo), como vice na chapa de Tramonte.

A conversa definitiva teria ocorrido durante almoço, na quarta-feira, em que tiveram presentes o governador Zema, Luísa Barreto, Mauro Tramonte, dirigentes dos dois partidos e os deputados federais Euclydes Pettersen e Gilberto abramo ambos do Republicanos.

Até então, Luísa era anunciada como a pré-candidata do partido à prefeitura. O nome da ex-secretária, entretanto, não decolou nas pesquisas de intenção de votos.

Segundo interlocutores, a aliança está certa, e só falta bater o martelo. O anúncio é esperado para ser feito neste sábado, 3. Neste dia haverá a convenção do Novo, pela manhã, e do Republicanos, à tarde, quando será referendada a candidatura de Tramonte.

Continua após a publicidade

Kalil de olho no governo de Minas em 2026

Já Kalil articulou o apoio a Tramonte como parte de uma negociação que envolve sua própria migração do PSD para o Republicanos. O ex-prefeito decidiu mudar de partido para viabilizar sua candidatura em 2026, quando fará sua segunda tentativa de conquistar o governo do estado.

Em 2022, quando disputaram o governo mineiro, Kalil e Zema trocaram farpas em diversos momentos. Interlocutores de  ambos os lados afirmam não ver problema em dividir palanque com um antigo adversário.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.