Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Candidato de Ratinho Júnior lidera corrida à prefeitura de Curitiba

Vice-prefeito é seguido por três nomes empatados na segunda posição, diz Paraná Pesquisas

Por Da Redação 11 set 2024, 09h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Curitiba
    O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) (Albari Rosa/AEN/Divulgação)

    A menos de um mês eleições municipais, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lidera a corrida eleitoral para a capital paranaense com 32,1% dos votos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 11, pelo instituto Paraná Pesquisas.

    Aliado próximo do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Pimentel ocupa a vice-prefeitura curitibana desde 2017 como companheiro de chapa do atual prefeito, Rafael Greca (PSD), que está no segundo mandato consecutivo à frente do Executivo municipal e não pode disputar a reeleição. Durante o mandato, o vice-prefeito chefiou também a Secretaria Estadual de Cidades, deixando o cargo em maio deste ano para concorrer à prefeitura da capital.

    Na sequência, aparecem na pesquisa três candidatos que se emaranham na disputa pela vice-liderança: o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), com 16%; o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), com 12,5%; e o ex-senador e também ex-prefeito Roberto Requião (Mobiliza), com 10,9%. Dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais, o cenário é de empate técnico triplo na segunda posição.

    Dez nomes na corrida

    Com nada menos que dez candidaturas na corrida ao Palácio 29 de Março, a disputa inclui mais seis postulantes que empatam tecnicamente em terceiro lugar: a jornalista Cristina Graeml (PMB), com 6%; a deputada estadual Maria Victoria Borghetti (PP), com 3,5%; o ex-deputado federal Luiz Goulart (Solidariedade), com 2,9%; a professora Andrea Caldas (PSOL), com 1%; o carteiro Samuel de Mattos (PSTU), com 0,3%; e o estudante Felipe Bombardelli (PCO), que aparece na pesquisa com 0% do eleitorado.

    No limite da margem de erro, Graeml também chega ao empate técnico na terceira posição com Leprevost e Requião.

    Continua após a publicidade

    As eleições em Curitiba são marcadas, ainda, por um papel secundário do PT e do PL, que formaram alianças com outros partidos e descartaram candidaturas próprias na capital paranaense. Pimentel, que lidera a corrida, tem como companheiro de chapa o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A coligação do vice-prefeito é composta por mais seis partidos de centro e direita: Novo, MDB, Republicanos, Avante, Podemos e PRTB.

    Já os petistas decidiram embarcar na coligação do PSB, acompanhando PV, PCdoB e PDT, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endossa o nome de Ducci à prefeitura curitibana. Como parte do acordo, o PT não tem titulares ou vices na disputa pelo Executivo da capital.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Curitiba entre os dias 7 e 10 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é PR-02748/2024.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.