Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Chuvas no RS: total de mortes chega a 13 e crise afeta mais de 130 cidades

Comitiva chefiada por Lula desembarca em Santa Maria para se reunir com Leite e monitorar prejuízos dos temporais

Por Bruno Caniato Atualizado em 9 Maio 2024, 15h15 - Publicado em 2 Maio 2024, 11h43

O total de mortes causadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul chegou a treze na manhã desta quinta-feira, 2. De acordo com a Defesa Civil do estado, ao menos 21 pessoas estão desaparecidas e os estragos já atingem 134 municípios, afetando mais de 44,6 mil moradores.

Por volta das 11h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no aeroporto de Santa Maria, cidade que já registrou três óbitos, para monitorar a situação no estado e se reunir com o governador Eduardo Leite (PSDB). A comitiva que acompanha o presidente traz cinco ministros, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Secom), além do general Tomás Paiva, comandante do Exército, e do major-brigadeiro do ar Antonio Luiz Godoy Soares, chefe de gabinete do comandante da Aeronáutica.

Em seu perfil oficial no X (ex-Twitter), Leite confirmou que já se encontrou com o presidente e seus ministros e assessores.

Continua após a publicidade

Previsão de mais tempestades

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul começaram na última terça-feira, 30, e a previsão é que as tempestades continuem intensamente pelo menos até o próximo domingo, 5. A região de maior preocupação, atualmente, é o Vale do Taquari — na madrugada desta quinta-feira, o Rio Taquari chegou a 31,2 metros e atingiu a maior cheia da história.

Além das três mortes em Santa Maria, foram registrados dois óbitos nas cidades de Salvador do Sul e dois em Paverama. Os municípios de Encantado, Itaara, Pântano Grande, Santa Cruz do Sul, São João do Polêsine e Segredo relataram, cada um, uma vítima fatal.

Na última quarta-feira, 1º, o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública e determinou a suspensão das aulas em toda a rede estadual até domingo. Os acessos foram cortados às usinas hidrelétricas e barragens de Monte Claro, 14 de Julho e Castro Alves, e a usina de Dona Francisca está em nível de emergência para transbordamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.