Conselho de Ética abre processos contra deputados do PL, do PT e do PSOL
Decisão tomada pelo colegiado da Câmara nesta quarta-feira, 30, atinge, entre outros, Ricardo Salles (PL) e Sâmia Bomfim (PSOL)
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados se reuniu nesta quarta-feira, 30, e abriu sete processos disciplinares contra parlamentares da Casa. A partir de agora o colegiado vai sortear uma lista tríplice para definir os relatores dos respectivos casos.
Os deputados são: Abilio Brunini (PL-MT), André Fernandes (PL-CE), Dionilso Marcon (PT-RS), Glauber Braga (PSOL-RJ), Luciano Zucco (Republicanos-RS), Ricardo Salles (PL-SP) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).
O PL apresentou três representações, contra Marcon, Braga e Bomfim. No caso da parlamentar paulista do PSOL, a alegação foi de que ela quebrou o decoro parlamentar ao atacar integrantes da legenda durante uma sessão da CPI do MST.
Já o partido de Sâmia Bonfim e Glauber Braga solicitou investigação contra Brunini, Zucco e Salles. Sobre o último, recai a acusação de que cometeu violência de gênero, justamente contra Sâmia.
O relator escolhido terá dez dias para fazer um documento preliminar em que pede o arquivamento ou a continuidade do processo.