Datafolha: Marçal empata com Nunes e Boulos na disputa em São Paulo
Coach subiu 7 pontos em relação à primeira semana de agosto, enquanto o prefeito perdeu 4; candidato do PSOL e Tabata oscilaram 1 ponto para cima
Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 22, mostra que o coach e candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, cresceu em relação à pesquisa feita pelo mesmo instituto no início de agosto, chegou a 21% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tem 19%, e com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), com 23%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Marçal subiu 7 pontos percentuais em relação ao levantamento da primeira semana de agosto, quando tinha 14%, enquanto Nunes caiu 4 (tinha 23%). Já Boulos oscilou 1 ponto para cima (tinha 22%).
Entre os outros candidatos, o apresentador José Luiz Datena (PSDB) caiu de 14% para 10%, enquanto a deputada Tabata Amaral (PSB) oscilou de 7% para 8%. A concorrente do Novo, a economista Marina Helena, permaneceu com 4%.
A movimentação registrada pela pesquisa desta quinta mostra Marçal ultrapassando Datena e ameaçando as candidaturas de Boulos e Nunes, até então líderes e virtuais adversários no segundo turno. O prefeito é o mais penalizado e perde votos entre os bolsonaristas. Segundo o Datafolha, 44% dos eleitores do ex-presidente dizem que votariam em Marçal. Há duas semanas, esse número era de 29%. A preferência desse público por Nunes caiu de 38% para 30%.
Repercussão
Marçal fez uma série de publicações nas suas redes sociais comentando as pesquisas. Ele disse que “a piada virou pesadelo” e que o levantamento do Datafolha estaria errado, porque, segundo ele, “não vai ter segundo turno”. Sua campanha divulgou uma nota afirmando “somos só nós (o povo e Deus) contra tudo e todos”.
Maior prejudicado pelo resultado das pesquisas, Nunes disse que recebeu o resultado com “serenidade” e que espera ter ampla vantagem no segundo turno. “No levantamento sobre o primeiro turno, há um empate técnico na primeira colocação, e, sobre o segundo turno, larga vantagem a favor de Nunes”, disse sua campanha em nota. “Não comento pesquisa”, disse Datena.
Boulos comemorou o resultado da pesquisa nas suas redes sociais. Apesar da margem de erro e da liderança apertada, ele ficou em primeiro lugar. “Mais uma pesquisa importante mostrando que o povo de São Paulo quer mudança! A caminhada é longa, mas seguimos com coragem e esperança para construir uma cidade para todos os paulistanos”, escreveu o psolista.
🚨 NOVO DATAFOLHA AGORA:
Mais uma pesquisa importante mostrando que o povo de São Paulo quer mudança! A caminhada é longa, mas seguimos com coragem e esperança para construir uma cidade para todos os paulistanos.
23% BOULOS
21% Marçal
19% Nunes
10% Datena
8% Tabata— Guilherme Boulos 50 (@GuilhermeBoulos) August 22, 2024
Em nota divulgada pela sua assessoria, Tabata avaliou positivamente o resultado. A campanha disse que ela “dobrou sua porcentagem na espontânea, diminuiu o desconhecimento e segue sendo a candidata com a menor rejeição”.