Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Eleições: a larga vantagem de Bolsonaro sobre Lula na capital do país

Inelegível, ex-presidente ainda mantém popularidade entre o eleitorado no Distrito Federal, aponta Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 4 jul 2024, 10h27 - Publicado em 4 jul 2024, 10h17

Se uma eleição presidencial ocorresse hoje, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria ampla vantagem nas urnas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Distrito Federal. É o que indica um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 4, que coloca o ex-mandatário com 39,9% das intenções de voto contra 27,1% do atual ocupante do Palácio do Planalto.

No principal cenário simulado pela pesquisa, aparecem em seguida o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 7,1%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 6,3%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3,2%. Dentro da margem de erro de 2,7 pontos percentuais, os três encontram-se tecnicamente empatados em terceiro lugar.

Mesmo com a longa estrada a ser percorrida até as próximas eleições ao Planalto, que ocorrem apenas em outubro de 2026, o levantamento chama à atenção como um termômetro para a influência dos dois principais cabos eleitorais do país para o pleito municipal, que acontece no próximo mês de outubro. A mesma pesquisa indica que 55,7% dos eleitores no Distrito Federal desaprovam a atual administração do Planalto, ao passo que 40,4% avaliam positivamente a gestão do PT à frente do governo nacional.

Outros cenários

O Paraná Pesquisas testou também outros dois cenários para a corrida presidencial entre os eleitores da capital federal. Em um deles, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece com 30,1% contra 27,8% de Lula, o que configura empate na margem de erro. Na sequência, aparecem Ronaldo Caiado (11,8%), Ciro Gomes (8,5%), Eduardo Leite (3,5%) e Helder Barbalho (0,7%).

O mais provável, no entanto, é que Michelle dispute a vaga ao Senado pelo DF. Levantamento também divulgado nesta quinta pelo Paraná Pesquisas mostra que hoje ela ficaria com uma das duas vagas que estarão em disputa — leia a matéria completa aqui.

Continua após a publicidade

Outro cenário presidencial testado na capital federal foi com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse caso, Tarcísio teria 23,1% contra 28,5% de Lula, o que também configura empate técnico, mas no limite da margem de erro de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Nesse cenário, viriam em seguida Ciro Gomes (11,3%), Ronaldo Caiado (10,7%), Eduardo Leite (3,4%) e Helder Barbalho (0,6%).

Bolsonaro inelegível

No ano passado, a Justiça Eleitoral condenou Jair Bolsonaro duas vezes à inelegibilidade por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A primeira condenação refere-se à reunião realizada pelo ex-presidente com diplomatas estrangeiros em julho de 2022, quando houve questionamento da eficácia das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral; já a segunda decisão foi decorrente da apropriação do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, para fins políticos e eleitorais.

As duas sentenças tornam o ex-mandatário inelegível por oito anos. O tempo da pena não pode ser somado, mas começou a ser contado em 1º de janeiro de 2023 e vale até 2 de janeiro de 2031 — como a eleição presidencial seguinte ocorre apenas três anos depois, na prática, Bolsonaro está impedido de concorrer ao Planalto até 2034.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.360 eleitores no Distrito Federal entre os dias 29 de junho e 2 de julho de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.